Nos dias 23 e 24 de setembro, as colaboradoras da Fiotec Rafaela Santana e Vanessa Soares, ambas da área de Projetos, participaram do I Simpósio de Inovação Hospitalar da Fiocruz (SinHosp), realizado no Instituto Fernandes Figueira (IFF). O evento abordou o ciclo completo da inovação em saúde, desde a concepção de novas soluções até sua chegada ao mercado, passando pelo requerimento de patentes e pela busca de financiadores e parceiros. Além disso, foi debatido o fomento à inovação em saúde, os casos de sucesso e empreendedorismo no ambiente hospitalar, sempre com muita interação com a plateia.
Na ocasião, foi apresentado o desenho de uma maca que facilitará a mobilidade no tratamento dos doentes e que foi desenvolvida por uma enfermeira. Falou-se ainda da modernização no processo de atendimento, tanto dos doentes quanto dos familiares. Na inovação tecnológica, uma das novidades foi o uso de impressora 3D na criação de instrumentos e aparelhos hospitalares.
O I SinHosp foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto (NIT-IFF) e a Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec/VPPIS) com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Conhecendo as dependências do IFF
As colaboradoras tiveram também a oportunidade de conhecer o Núcleo de Apoio aos Projetos Educacionais e Culturais do IFF (Napec), onde acontecem vários projetos para as crianças que frequentam o instituto e /ou estão internadas, como biblioteca viva, videoteca, inclusão na sala de espera e acompanhamento voluntário.
“A experiência foi rica e gratificante”, afirmou Vanessa, que contou um relato em especial: “A fonoaudióloga Nádia Mallet, coordenadora do projeto ‘Prototipagem de um novo dispositivo para alimentação complementar do recém-nascido de risco’, apoiado pela Fiotec, explicou sobre sua invenção e mostrou vídeos de um recém-nascido fazendo uso de vários ‘copinhos’ que machucam ou derramam o leite e de como o protótipo apresentado consegue evitar o desperdício deste alimento que é tão importante para os neonatos”, contou.
*Com informações do IFF/Fiocruz