Fiotec participa de evento sobre estágio e empregabilidade no Rio de Janeiro - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

20131023 153648“Os desafios da inserção da Pessoa com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho” foi o tema da palestra ministrada pela analista de Recursos Humanos da Fiotec Flavia Xavier, durante a 4ª edição da Feira de Estágios e Empregabilidade da Zona Oeste. O evento, promovido pelo Instituto Empreender, aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro, nas Faculdades São José, em Realengo, Rio de Janeiro. O objetivo da apresentação foi mostrar que, mesmo com a existência e a determinação da Lei 8.213/91 para que as empresas reservem uma cota de vagas a serem destinadas à contratação de profissionais com deficiência, é difícil o processo de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Participaram da palestra, como espectadores, jovens do Colégio Estadual Albert Sabin, integrantes do Programa de qualificação para o Mercado de trabalho, Enter Jovem - Orientação Profissional, e que fazem parte de uma turma considerada modelo por ser inclusiva, misturando alunos com e sem deficiência. O evento contou com outras oficinas que abordaram diferentes temas, sempre com o objetivo de promover um espaço de interação para múltiplas questões voltadas à empregabilidade e ao mundo do trabalho, aproximando estudantes de nível médio, superior, profissionais e a comunidade a grandes empresas e importantes representações governamentais e do terceiro setor.

Em sua explanação, Flavia mostrou a realidade atual. “O volume de contratação dos profissionais com deficiência não é representativo. Além disso, as pessoas com deficiência enfrentam os padrões estabelecidos pela sociedade e a falta de acesso à educação”, afirmou a analista.  Segundo ela, com o tempo as pessoas com deficiência estão se conscientizando de que precisam continuar progredindo nos estudos para, então, serem profissionais qualificados. “O importante é não desistir, mesmo que existam preconceitos”, enfatizou.

20131023 153746Ainda segundo Flavia, as organizações, por outro lado, ainda estão se adaptando às questões de acessibilidade. “Em algumas empresas já existe a responsabilidade social, mas elas tendem a ter dificuldade de preencher algumas vagas pelo fato de alguns profissionais com deficiência não terem acessibilidade de sua residência à empresa. Por isso, os fatores distância e barreiras urbanas têm influenciado bastante”.

Emoção

Em entrevista ao portal do Instituto Empreender, Flavia expressou a emoção que sentiu a fazer a apresentação. “Durante duas semanas de preparação, fiquei pensando como seria palestrar para estes jovens. A voz ficou um pouco embargada, mas foi muito bom. Fiquei emocionada”, disse.

Projeto de inclusão

A Fiotec é parceira, junto ao Instituto Empreender e ao Instituto Benjamin Constant (IBC), do programa Enter Jovem Plus. Trata-se de uma metodologia de empregabilidade, por meio da qualificação social e profissional, de jovens que necessitam de colaboração efetiva para se capacitarem e se tornarem aptos a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. As ações são voltadas para membros do IBC e da Secretaria Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (SMPD), na faixa de 16 a 29 anos, além de alunos de 30 escolas do Rio de Janeiro. O papel da Fiotec é financiar e acompanhar o projeto, oferecendo assistência sempre que necessário.

Em poucas palavras, Flavia mostrou a importância dessa parceria. “Nosso grande problema é que na Fiotec não há espaço para captar esses profissionais e treiná-los. Com esse convênio, o Instituto Empreender capacita as pessoas, inclusive com curso de inglês, e depois as direciona tanto para o mercado em geral quanto para a Fiotec”, concluiu.

Saiba mais sobre o programa Enter Jovem Plus

Conheça o Instituto Empreender

*Com informações do Instituto Empreender