Começou hoje em Porto de Galinhas-PE, o 31° Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies 2013). O evento é promovido anualmente pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). Neste ano, a organização ficou por conta da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE).
A Fiotec, que também apoiou a organização do evento, fará apresentações em três momentos: no Encontro dos Comunicadores, quando será colocado no ar o portal “Olá, muito prazer!”; na oficina de boas práticas, quando será apresentado o painel “Criatividade, Processos e Tecnologia: a arte de viabilizar projetos”; e no Colégio de Procuradores, em que haverá a participação da procuradora da Fiotec e será discutido o novo marco regulatório de compras e contratações na história das fundações de apoio. Haverá, ainda, a participação de um representante da instituição no Encontro dos Contadores, que será realizado pela primeira vez nesta edição.
O encontro nacional das fundações de apoio tem o intuito de aperfeiçoar o sistema de prestação de serviços das afiliadas e identificar diretrizes para sua ação integrada. Além disso, o encontro possibilita a discussão e a troca de informações entre as fundações afiliadas. Além do diretor executivo, Mauricio Zuma, e o gerente geral, Adilson Gomes dos Santos, os colaboradores que vão representar a instituição no Confies 2013 são: o gerente de Tecnologia da Informação, Evandro Maroni, o gerente de Administração Financeira e Contábil, Luiz Cecilio de Barros, a gestora pela Qualidade, Luanara Damasceno, a subgerente da Assessoria Jurídica e procuradora da Fiotec no Confies, Roberta Sereno de Carvalho, a analista de Comunicação Manuella Garcia.
Temas abordados pela Fiotec
O projeto “Olá, muito prazer!”, de autoria de Luanara Damasceno, foi lançado no último encontro, realizado em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro, com a organização da Fiotec. Durante a realização do Encontro dos Comunicadores no primeiro dia de evento, será colocado no ar o portal do projeto, que visa dar visibilidade às boas práticas organizacionais das fundações de apoio, fortalecer a gestão, a parceria e a colaboração. Inicialmente, o espaço será gerido pela Fiotec, mas a ideia é que a gestão seja integrada entre todas as fundações afiliadas ao Confies.
Na oficina de boas práticas, que será realizada no dia 13 de novembro, Evandro Maroni vai mostrar como a Fiotec busca soluções diante de demandas que conferem valor agregado ao projeto, mas que fogem do padrão de apoio e não fazem parte da rotina. Um exemplo é a criação do sistema do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que é utilizado por cerca de 500 supervisores do projeto para a solicitação de viagens (emissão de passagem e hospedagem). O gerente vai mostrar os ganhos obtidos e as lições aprendidas no desenvolvimento dessas soluções.
Acesse o site do evento e saiba mais.