Fiotec apresenta Manual de Contratação durante evento em Farmanguinhos - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

DSC 0137“Nos orgulhamos de ser parceiros da Fiotec, uma instituição que faz parte da Fiocruz, que está em constante crescimento e desenvolvimento”. Foi assim que Maria Amália do Nascimento, coordenadora de Orçamento e Gestão de projetos externos de Farmanguinhos, conduziu a apresentação da Fiotec no evento “Novas diretrizes para os projetos Fiocruz-Fiotec”, realizado na última terça-feira (10/12) no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O objetivo do encontro foi apresentar as mudanças na contratação da Fiotec, originadas a partir do novo “Manual de Contratação da Fiotec”, elaborado por um grupo de trabalho criado pela Vice-presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), formado por representantes de várias unidades da Fiocruz. Na ocasião, os gerentes da Fiotec também puderam mostrar as áreas da Fiotec e seu funcionamento.

O primeiro a se apresentar foi o gerente geral da Fiotec, Adilson Gomes dos Santos. Ele falou sobre a atuação da Fiotec e seu crescimento desde a fundação. O gerente de Tecnologia da Informação (TI), Evandro Maroni, apresentou área e o funcionamento do planejamento estratégico da Fiotec. Já a gestora da Qualidade, Luanara Damasceno, contou um pouco sobre a busca da Fiotec pela excelência através do alinhamento dos procedimentos, as ações, os comunicados e os documentos da instituição.  

Manual de Contratação da Fiotec

Durante a tarde, o assunto em pauta foi, especificamente, as mudanças trazidas com o novo manual. Além de Adilson, o subgerente de Projetos, Alexandre Valinoti, e a supervisora de Iniciação de Projetos, Eliana Cavalcante, foram os responsáveis por apresentarem essas mudanças e aproveitaram para abordar detalhes sobre as contratações e compras para projetos.

Como a Fiotec é uma fundação de apoio que presta serviços apenas para a Fiocruz, a VPGDI entendeu que havia a necessidade de se criar um manual para estabelecer um procedimento padrão para todas as unidades. “A intenção é resolver problemas contratuais, principalmente relacionados aos órgãos de controle. Em vez de cada unidade da Fiocruz ter sua metodologia, a vice-presidência resolveu criar um padrão a ser seguido”, explicou Maria Amélia.

Novidades

A partir de agora, existe um modelo padrão de Projeto Básico, no qual vai conter todo o escopo do projeto, tudo que se pretende desenvolver de forma detalhada e justificada, inclusive com o orçamento. Outra novidade é a planilha de custo detalhada. “O preenchimento dessa planilha pode ser feito em parceria com a Fiotec, para ser construída da melhor forma, porque vai ser cadastrado, acompanhado e servirá como base no momento da prestação de contas”, explicou Eliana.

O novo manual também determina que sejam designados: um ordenador de despesa, que irá acompanhar e fiscalizar a execução do projeto, registrando as ocorrências no processo administrativo, adotando as providências necessárias ao seu fiel cumprimento; e um fiscal, que irá avaliar os produtos a serem apresentados ao final de cada etapa do serviço com base em critérios técnicos, comprovar a fiel execução do objeto do contrato e a correta execução financeira de acordo com o cronograma de execução e atestar junto ao coordenador a nota fiscal emitida pela Fiotec.

Outras mudanças previstas no documento estão relacionadas aos condicionantes para desembolso, que possuem especificidades e que devem ser consultadas no manual.“É importante destacarmos que são procedimentos novos para os coordenadores e para nós também. Por isso, queremos que a relação entre a coordenação do projeto e a Fiotec seja estreitada, para, juntos, buscarmos sempre as melhores soluções”, finalizou Eliana.

Acesse o manual na íntegra.