Na última sexta-feira (23/5), o diretor do Instituto Nacional de Saúde (NIH), Francis Collins, realizou na Fiocruz, uma palestra sobre os avanços científicos conduzidos pelo instituto. O evento fez parte da programação de comemoração dos 114 da fundação. A Fiotec foi representada pelos colaboradores Vanessa Dalcanal e Paulo Sonchini, analistas de Projetos Internacionais, e por Flávia Estill, supervisora da área.
Na ocasião, com o auditório bastante cheio, o pesquisador contou sobre a história do instituto, as pesquisas, os campos de atuação e as parcerias firmadas com outros países. Collins enfatizou que o Brasil é o principal parceiro do NIH na América Latina. Além disso, falou sobre o novo projeto do NIH, a Iniciativa Brain, que tem como objetivo fazer pesquisas com inovações avançadas em neurotecnologia para “entender” o comportamento do cérebro humano perante as doenças.
Após a palestra, Collins e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, assinaram uma carta de intenções de cooperação entre as duas instituições. A parceria terá como foco o desenvolvimento de sistemas de saúde; melhorias da promoção, prevenção, controle e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias; e enfermidades não transmissíveis. A cooperação ainda inclui a gestão da investigação básica, clínica e translacional, cobrindo os determinantes sociais da saúde, saúde infantil, saúde ambiental, genética e genômica, neurociência, bioinformática, economia da saúde, governança de serviços de saúde e avanço de medidas de saúde, colaborando, assim, para o desenvolvimento sustentável global.
Fiotec e o NIH
NIH contribui para a pesquisa de mais de 400 mil pesquisadores no mundo todo, sendo a maioria do seu recurso disponibilizado para “Grants” e os projetos que recebem alta pontuação, são os contemplados com os “Grants do NIH”.
A Fiotec tem apenas um Grant direto com o NIH, os demais projetos são sub contratações, isto é, a instituição americana recebe um Grant e contrata outras instituições para apoiar na pesquisa.
De acordo com Flávia Estill, a maioria dos projetos com recursos do NIH abordam temas de HIV, que são vinculados à Fiotec através do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz) e Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias