Colaboradores da Fiotec participam de seminário sobre o terceiro setor - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

No último dia 7 de agosto, colaboradores da Fiotec participaram do 3º Seminário Prestação de Contas do Terceiro Setor. O evento teve como tema “Novos Rumos das Entidades do Terceiro”. Entre as questões debatidas estavam as formas de controle e transparência, aspectos jurídicos e impactos decorrentes das Normas Contábeis e do novo decreto 8.242/2014. O encontro foi uma realização do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ) e da Fundação Roberto Marinho.

Além de defenderam uma atuação mais estratégica e integral do profissional de contabilidade na gestão das instituições, todos os palestrantes reforçaram a importância da profissionalização do terceiro setor, que possui o estigma do amadorismo. Também foram abordados assuntos ligados à garantia dos dados contábeis e financeiros assertivos e a transparência da informação.

Órgãos de controle

Um assunto que merece destaque é a intensificação do trabalho de controles internos nas instituições, já que cada vez mais os órgãos regulatórios estão intensificando as suas ações. Por isso, é primordial que haja controles internos rígidos e eficazes. Se o controle interno é bom, não é necessária auditoria externa.

Superávit

A questão do superávit em organizações do terceiro setor também foi um ponto importante. De acordo com Carlos Silva, sócio de consultoria da Audisa Consultores, ao contrário do que muitos pensam, as instituições sem fins lucrativos devem sim ter excedente positivo para que possam reinvestir na própria causa, melhorando serviços e projetos.

*Colaboração: Luanara Damasceno e Bruna Moraes