32º Encontro do Confies é aberto oficialmente em Florianópolis - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Com uma programação diversificada e repleta de temas relevantes, teve início ontem (11/11) o 32º Encontro Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). Neste ano, a cidade-sede é Florianópolis, Santa Catarina, e o evento é organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fapese), com o apoio de outras fundações da região Sul do País. Colaboradores da Fiotec, que patrocina do encontro, participam das atividades, que acontecem até sexta-feira (14/11).

Durante a solenidade de abertura, o coordenador do evento e diretor administrativo financeiro da Fapese, Mauro Fiuza, destacou as inovações do encontro deste ano. Segundo ele, a principal foi envolver todas as fundações da região Sul na organização. O coordenador também ressaltou a dificuldade de montar uma programação técnica que abrange as necessidades de todas as instituições afiliadas ao Confies.

“Nossa intenção é que todos saiam daqui com algo positivo e que possa ser aplicado no dia a dia das fundações”, disse Fiuza. Outra novidade destacada por ele foi a mudança do nome das reuniões específicas, que acontecem no primeiro dia do evento. O Fórum dos Comunicadores passou a ser denominado Fórum de Comunicação, enquanto o Fórum de Contadores foi renomeado Fórum de Contabilidade. O objetivo é abrir espaço para qualquer participante que se interesse pelo assunto, e não somente os profissionais da área.

Mudanças na legislação

A presidente do Confies, Suzana Montenegro, afirmou que as fundações de apoio estão passando por um momento importante devido às mudanças na legislação que rege as instituições. “Isso mostra que estamos crescendo. Ainda assim, temos uma luta muito árdua para que a importância do apoio seja percebida”.

Além de abordar as mudanças instituídas pelo Decreto 8.241, que rege os procedimentos de compras nas fundações de apoio, e outras modificações legislativas, as palestras e oficinas realizadas ao longo do encontro contemplam outros temas importantes, como gestão de risco, boas práticas de gestão e transparência de dados.

Fórum de Comunicação

Um dos temas tratados no Fórum de Comunicação, que foi realizado ontem (12/11), foi o projeto “Olá, muito prazer!”, criado pela Fiotec. Luanara Damasceno, gestora da Qualidade da instituição e autora do projeto, e Manuella Garcia, que faz parte da equipe da Assessoria Técnica/Comunicação, apresentaram as primeiras conquistas do portal, que está no ar desde novembro de 2013. O espaço é voltado para a troca de experiências e boas práticas das fundações de apoio de todo o País.

Atualmente, 26 instituições fazem parte do projeto. Assim, seus colaboradores estão aptos a utilizarem as ferramentas disponíveis no portal (fórum de discussão, wiki e download de documentos). Além disso, as fundações cadastradas podem enviar notícias para atualização do site e divulgação de seus resultados. Saiba mais sobre o projeto.

Para saber mais sobre o Encontro Confies 2014, acesse o site do evento.