Assembleia Geral do Confies define rumos da gestão do órgão - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O 32º Encontro Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) terminou na última sexta-feira (14/11), dia em que foi realizada a Assembleia Geral do Confies, com a participação de dirigentes e procuradores das instituições. A plenária definiu os rumos da gestão do órgão, com a reeleição da presidente Suzana Montenegro, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), que assumiu o cargo neste ano, substituindo o Marco Aurélio Crocco, ex-presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Fernando Peregrino, da Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), assumiu a vice-presidência. A Fiotec está representada no Conselho Fiscal com seu gerente geral, Adilson Gomes dos Santos. Além disso, a subgerente da Assessoria Jurídica da instituição, Roberta Sereno, é membro da chapa de coordenação Colégio de Procuradores pelos próximos dois anos, ao lado de Jailson Agostinho, da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc) – coordenador – e Rebeca Pernambuco, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade).

O Confies é formado por 98 fundações de apoio de todo o País. O objetivo do órgão é servir de instrumento de representação das associadas na defesa dos direitos e prerrogativas comuns de natureza institucional, inclusive junto poder judiciários e outras entidades públicas.

Na ocasião, também foi definida a fundação que sediará o Encontro do Confies de 2015. A escolhida foi a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), de Brasília-DF. 

Propostas aprovadas

Durante a Assembleia Geral, também foram debatidos temas relevantes e definidas novas diretrizes do Confies, como a proposição de uma gestão mais participativa, onde os membros, independente do cargo, colaborem para a melhor atuação do Confies junto às fundações de apoio. Outra proposta aprovada foi a alteração no estatuto do Confies, no que diz respeito à substituição de seus membros em caso de saída da fundação.