Sucesso do programa Jovem Aprendiz da Fiotec é destaque em dois eventos - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O programa Jovem Aprendiz da Fiotec faz mais sucesso a cada dia que passa. Prova disso foi o convite para participar do livro “Diálogos sobre a saúde e protagonismo infanto-juvenil”, publicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), organizada por Beatris Camila Duqueviz e Natália Helou Fazzioni, membros da Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência/Fiocruz, e Leonídio Madureira Sousa Santos, coordenador. A publicação foi lançada na última terça-feira (25/11), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Durante o lançamento, os autores puderam explicar cada uma das iniciativas. Representando a Fiotec e apresentando o artigo sobre o programa estava a supervisora de Recursos Humanos da Fiotec, Patricia Lopes. Ela, junto às colaboradoras também de RH Raquel Raad (gerente), Aline Caputi e Flavia Xavier, são autoras do artigo publicado. “Quando propuseram que escrevêssemos sobre o Programa, na verdade não foi nada complicado porque já tínhamos tudo muito bem alinhado, mas foi importante pois nos deu a oportunidade de fazer um balanço desse primeiro ano”, falou Patricia.

Os artigos que foram publicados no livro apresentaram algumas experiências voltadas para o público infanto-juvenil, desenvolvidas pelas unidades da fundação ou por instituições parceiras, além do programa da Fiotec. A ideia é mostrar que é homogênea, na Fiocruz, ideia de iniciativas que tenham os jovens como protagonistas.

“Participar desse livro, possibilitou abrir horizontes e perspectivas, fortalecer nossa parceria com a Fiocruz, principalmente no trabalho com a juventude. Além disso, permitiu consolidar o nosso trabalho, de alguma maneira, como transformadores de uma realidade desigual e como responsáveis pela formação desses jovens cidadãos para o mundo do trabalho”, concluiu a supervisora.

Mais cinco artigos compõem o livro. Leia o livro na íntegra.

Participação no Fórum Estadual de Aprendizagem

Mas não foi só a participação no livro que mostrou o êxito do programa Jovem Aprendiz. A Fiotec também foi convidada para participar do Fórum Estadual de Aprendizagem, que acontece bimestralmente, e teve uma edição realizada também no dia 25/11.

O evento teve como o objetivo realizar discussões sobre o programa de aprendizado, abordando questões legais e comportamentais dos jovens aprendizes. As colaboradoras Raquel Raad e Aline Caputi apresentaram a dinâmica do programa da Fiotec e a importância da adesão dos colaboradores que são os orientadores do jovem.

Na ocasião, ainda, dois jovens aprendizes da Fiotec, Leonardo Borges e Ananda Cantarino, deram depoimentos de como programa atuou positivamente em seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

“Foi muito importante participar desse evento para demonstrar aos auditores fiscais que não temos a intenção pura e simples de cumprir as cotas estipuladas de contratação de jovens aprendizes. Desejamos formar profissionais conscientes de sua importância para o mercado de trabalho”, concluiu Aline.