Na última quarta-feira (10/12), aconteceu o “IV Encontro de Gestão da Qualidade da Fiocruz: Cultura da Excelência”, realizado no auditório do Museu da Vida, com objetivo de destacar os diferentes aspectos da evolução da Política da Qualidade na fundação. Também em busca ISO 9001, colaboradores da equipe de Gestão da Qualidade da Fiotec, Luanara Damasceno (gestora), Anderson Garcia, Gilmar Simões e Mauro de Jesus participaram do evento.
Para Luanara, participar desse encontro, que acontece anualmente, é muito importante não só pelo conteúdo, mas para alinhar a atuação da Fiotec aos objetivos estratégicos da Fiocruz no que tange à Gestão da Qualidade. “A equipe da Coordenação da Qualidade da Fiocruz tem realizado um ótimo trabalho e sempre mantém as portas abertas para nós, algo que nos deixa gratos, viabiliza a construção do conhecimento em parceria, amplia nosso entendimento sobre a instituição e abre caminhos de melhoria da nossa contribuição, para que juntos a Fiocruz siga seu caminho fazendo sempre mais e melhor pelo nosso país”, afirmou.
O encontro
Com a presença de autoridades representando o GesPública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o Instituto Pauster de Paris, foram discutidos os diversos produtos relacionados a Política da Qualidade da fundação. Além disso, foram disponibilizados os resultados institucionais em Gestão da Qualidade através de exposição de pôsteres.
Ainda na ocasião, a Fiocruz recebeu o certificado de nível de Gestão, segundo requisitos do Modelo de Excelência da Gestão Pública (MEGP), preconizados pelo GesPública.
Coordenação da Gestão da Qualidade
A Coordenação da Gestão da Qualidade é de responsabilidade da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI). Seu propósito é estabelecer sistemática de análise crítica que favoreça o aprendizado institucional, com vistas ao sucesso sustentado da fundação, com cooperação entre áreas e inter-relacionamento das práticas.
Assim, para garantir a segurança e a eficácia dos produtos e serviços ofertados à população, a transparência e a resolutividade da gestão pública, a Fiocruz investe no aprimoramento das práticas e processos institucionais e na realização de avaliações periódicas, segundo as normas nacionais e internacionais de gestão da qualidade e o Modelo de Excelência na Gestão Pública, preconizado pelo Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).