Saúde e cultura: Fiotec participa de evento que marca o início de projetos culturais - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Na última terça-feira (31/3) aconteceu, no auditório no Museu da Vida, o evento “Saúde e Cultura: parceria que dá certo”, promovido pela Escritório de Captação de Recursos da Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A cerimônia marcou a assinatura do contrato de patrocínio de seis projetos culturais, celebrados entre a Fiocruz e outras instituições, dentre elas a Fiotec, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ISS).

A Lei 1.940/1992 (Lei do ISS) prevê incentivos fiscais à realização e desenvolvimento de projetos voltados para cultura no município do Rio de Janeiro, uma grande oportunidade para o produtor cultural tornar possível a realização de seu projeto. “Esta celebração é resultado de um esforço de quase 15 meses. Muito me alegra ver como caminhamos da primeira edição para cá, com a chegada de novos apoiadores e patrocinadores, além de novos projetos”, afirmou o diretor da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC), Luiz Donadio.

O diretor executivo da Fiotec, Mauricio Zuma, representou a instituição, que patrocina três projetos apresentados. “Em 2013 quando a COC nos convidou para participar desse ciclo de apoio à cultura, a gente entendeu que mais do que um apoio tradicional aos projetos da Fiocruz, seria uma oportunidade. Investir em cultura é fundamental para desenvolvimento social e econômico do nosso país, pois ela é componente essencial do processo de desenvolvimento e um dos caminhos de promoção da cidadania”, afirmou.

Zuma acrescentou que está muito feliz em apoiar mais um ciclo de projeto culturais. “Participamos dos outros dois ciclos e agora deste. São nove projetos apoiados até agora e mais de R$ 2 milhões investidos. Só posso agradecer a oportunidade de a Fiotec estar participando disso tudo”, concluiu.

Os projetos

Um dos projetos apoiados pela Fiotec é um evento anual organizado pelas principais instituições culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, bem como ampliar seu conhecimento perante a população, em suas mais diversas expressões. Trata-se da “Semana Fluminense do Patrimônio 2015”.

A “Mandela Vive” é uma agenda cultural que propõe a construção de um calendário de atrações artísticas nas comunidades do Complexo de Manguinhos. Já o projeto “Mestres & Ofícios: transmissão da arte e a técnica do Afresco de Bandeira de Melo – trabalho de conclusão”, busca à preservação e transmissão de saberes e práticas dos ofícios tradicionais da construção e ornamentação de edificações históricas.

Os projetos “Contando Histórias e Renovando Esperanças”, “Passado, presente e futuro: uma História do Museu da Vida através das imagens” e “Memórias e Histórias em Movimento – produções audiovisuais”, também foram iniciados e patrocinados por outras empresas.

A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Trindade, agradeceu todos os parceiros e destacou a vontade de ampliar esses projetos. “A cultura é um direito de todos, o que vemos aqui é uma grande integração desses esforços voltados para a cultura e, em nome da Fiocruz, quero afirmar a importância de um aprofundamento dessas parcerias e de uma continuidade”, finalizou.