Jovens aprendizes concluem programa e se despedem da Fiotec - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Na última sexta-feira (10/7) aconteceu a cerimônia de encerramento do primeiro ciclo do Programa Jovem Aprendiz da Fiotec, com carga horária de quatro horas diárias. Em uma tarde de muita emoção, os dez jovens que se despedem da instituição demonstraram como o projeto foi um sucesso e o quanto eles aprenderam nos meses em que trabalharam pelas diversas áreas da Fiotec.

Na primeira parte do encontro, aconteceu uma dinâmica em que os jovens que estão de saída e os 12 novos selecionados para o segundo ciclo do programa se apresentaram e conversaram sobre o que foi aprendido e as expectativas dos que começarão em agosto. Além disso, uma carta foi entregue para cada novato, escrita por um que está deixando o programa. 

Além da participação dos jovens, o programa não teria sido um sucesso sem os orientadores de cada área, que não mediram esforços para abraçar o projeto. A segunda parte do encontro foi aberta a eles. Adilson Gomes dos Santos, gerente geral da Fiotec, fez questão de falar sobre a importância do programa para instituição. 

“É um projeto interessantíssimo, que foi imposto às organizações. Mas, aqui na Fiotec, temos a preocupação com a formação de vocês e não olhamos como uma ‘mão-de-obra’, como acontece em algumas empresas. Não são somente vocês que aprendem, nós também aprendemos com vocês”, disse ele na ocasião. Adilson também deu boas-vindas aos novos colaboradores. “Botem o coração de vocês em cima da mesa. Sonhem muito e corram atrás dos seus sonhos”, disse.

Na ocasião, os jovens ainda receberam seus certificados de conclusão e puderam falar da sobre o aprendizado e como o programa influenciou na vida de cada um deles e um sentimento foi comum a todos: superação de expectativas. “Não esperava que fosse passar tão rápido e que me apegaria tanto ao programa. Foi uma oportunidade única! Na Fiotec, aprendi a aprender e a me deixarem ensinar. Isso me enriqueceu como pessoa e como profissional. Vou levar a experiência para sempre”, contou a Ananda Cantarino, Jovem Aprendiz.
 
Dever cumprido
 
Aline Caputi, colaboradora da área de Recursos Humanos e que conduziu essa turma de jovens aprendizes que se despede, se mostrou muito satisfeita com o trabalho realizado e ressaltou que muito aprendizado foi compartilhado. Como acompanhou de perto todos eles, Aline destacou como foi notório o crescimento dos jovens.
 
“Foi muito gratificante acompanhar o amadurecimento desses jovens, perceber o quanto o programa foi importante para a melhoria contínua deles. Não foi fácil para eles quebrarem o paradigma de alunos e terem uma postura profissional, mas, com muito diálogo e incentivo, cada um sairá daqui com uma experiência única. Sinto muito orgulho por cada um que apresentou o trabalho final, concluindo o programa. E que venham novos desafios”, disse.
 
Programa Jovem Aprendiz
 
O Jovem Aprendiz é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens sem experiência profissional no mundo do trabalho. Na Fiotec, o programa começou em 2013 e acontece em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
 
A metodologia utilizada no programa é o job rotation, em que os jovens aprendizes passam por todos os setores da instituição. A ideia é que, até o fim do ciclo de aprendizado, que tem duração de até 17 meses dependendo da carga horária, o futuro profissional adquira competências técnicas e comportamentais fundamentais como diferencial ao ingressarem no mercado de trabalho.