Desde a mudança para a sede própria, um marco na história da Fiotec, o discurso que ecoa pelos corredores da instituição é que as transformações não podem ser meramente físicas, mas também estruturais e comportamentais. As palavras do diretor executivo, Mauricio Zuma, convocaram os profissionais da Fiotec a inovarem na prestação de serviços para a Fiocruz. E, recentemente, foi divulgado um trabalho que pode ser visto como um símbolo de toda essa mudança: o Relatório de Gestão 2015 da instituição.
Diferentemente de anos anteriores, em que a Fiotec divulgou dois instrumentos distintos, um Relatório de Atividades e um outro de Gestão, desta vez tudo que precisa ser dito sobre a atuação da instituição no apoio administrativo, logístico e financeiro dos projetos da Fiocruz está reunido em um só documento. E esse novo Relatório de Gestão foi produzido de uma maneira totalmente diferente da habitual. A linguagem mais agradável, com foco na qualidade da informação e análise de dados, procura mais do que simplesmente atender aos órgãos reguladores. A ideia é apresentar a eficiência da Fiotec nos serviços que presta à Fiocruz de maneira clara e visual.
Em formato digital, é possível navegar por todos os capítulos por meio de poucos cliques. Outra novidade é a apresentação de todos os resumos de projetos iniciados ao longo de 2015.
Novo modelo de produção
O resultado visto com o Relatório de Gestão 2015 é fruto de uma mudança considerável na metodologia utilizada para seu desenvolvimento. “As versões anteriores foram produzidas seguindo uma visão departamental. Havia uma descrição de cada gerência feita de maneira muito isolada. A principal mudança que promovemos foi conferir ao relatório uma visão institucional, mostrando para quem é de fora como trabalhamos aqui, com setores e equipes bem definidos sim, mas trabalhando de maneira conjunta por um mesmo objetivo”, explicou Luanara Damasceno, gestora da Qualidade na Fiotec.
A área da Gestão da Qualidade foi a responsável por desenvolver a metodologia a ser seguida na produção do relatório. Luanara lembra que a equipe trabalhou pesquisando pelas melhores práticas utilizadas em documentos desse tipo. “Nos preocupamos em desenvolver um relatório que servisse de modelo para outras produções institucionais que venham a ser feitas. A ideia é que o Relatório de Gestão 2015 sirva de pontapé inicial para essa mudança”, completou.
Junto à Gestão da Qualidade, a Assessoria Técnica/Comunicação da Fiotec ficou com a tarefa de reunir e produzir as informações que formaram o conteúdo de todo o relatório. Esse trabalho foi feito em contato direto com as demais áreas da instituição, que abasteceram a as equipes com todos os dados necessários. A assessora técnica Emilia Wien falou dessa parceria. “Claro que a reformulação do relatório, feita com a mudança da metodologia de produção merece destaque. Mas não podemos dar menos importância à formação do grupo de trabalho responsável por tudo. Desta vez o trabalho não foi só da Assessoria Técnica. A atuação da Gestão da Qualidade e a coordenação da diretora técnica da Fiotec, Valéria Morgana Goulart, aliada à consultoria de Marcelo Wendeling, foram essenciais para o resultado que alcançamos”.
Acesse aqui o Relatório de Gestão 2015.