Fiotec participa de Seminário Internacional sobre o vírus Zika - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizou, no dia 30 de março, o I Seminário Internacional de Zika, Ciências Sociais e Humanidades. O objetivo central do evento foi discutir as metas de ciências sociais do projeto ZikAlliance que possui gestão da Fiotec e financiamento da Comissão Europeia.

O Seminário foi conduzido pela Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e também coordenadora da meta de ciências sociais do projeto, Nísia Trindade Lima, por meio da Rede de Ciências Sociais e Humanidades em Zika. Também estiveram presentes Sheila Souza, Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP; Jocelyn Raude, da Universidade de Sorbonne, investigador envolvido na meta de ciências sociais do ZikAlliance; Ilana Lowy, pesquisadora do Inserm e pesquisadora-visitante da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); e João Nunes, da Universidade de York.

A Fiotec foi representada pelas profissionais Clarisse Castro, da Gerência de Projetos Especiais, Ana Carolina Gomes e Fernanda de Sousa, da área de Projetos. Para elas, a participação da instituição em eventos internacionais desta importância melhora a interface e a comunicação da Fiotec, tanto com a coordenação técnica da Fiocruz quanto com os financiadores internacionais. Além de fortalecer a imagem da organização junto à comunidade científica e seus parceiros, criando conexões profissionais mais duradouras e de maior credibilidade.

Iniciativa global contra o vírus zika

O Zikalliance, consórcio formado por 52 instituições de 18 países para o enfrentamento ao vírus zika, tem a Fiocruz como um de seus parceiros. A Fundação faz parte da iniciativa através de nove diferentes coordenações, de diversas unidades, mas todas com apoio da Fiotec.

O consórcio direciona suas atividades a três objetivos fundamentais: a) entender o impacto da infecção por zika durante a gravidez e identificar efeitos em recém-nascidos a curto e médio prazo; b) rastrear e documentar a história natural do vírus zika em humanos e no seu ambiente no contexto de outros arbovírus circulantes; c) propiciar condições para pesquisa sobre preparação para futuras ameaças epidêmicas na América Latina e no Caribe em colaboração com outros consórcios.