No dia 29/5, a Fiotec recebeu a visita da representante do International Development Research Centre (IDRC), Loretta Rocca. A gerente do Departamento de Administração de Recursos do IDRC participou da reunião que teve como objetivo apresentar a estrutura da Fiotec e mostrar como funcionam os processos de execução e prestação de contas dos projetos financiados.
Ana Carolina Gomes, analista de Projetos que participou da reunião, explica que considera extremamente importante a interação da Fiotec com o financiador. “Este tipo de visita possibilita que eles vejam de perto nossa estrutura. Isto aumenta o nível de confiança na relação, o que pode resultar em projetos novos e mais robustos. A tendência é que este tipo de encontro aconteça com mais frequência, à medida que a Fiotec vá estreitando laços com os agentes financiadores e estabelecendo projetos internacionais mais complexos e maduros”. Ainda segundo Ana, a representante do IDRC se mostrou bastante satisfeita com as informações obtidas durante a reunião, e finaliza “isso é motivo de orgulho para toda a Fiotec”.
Também estavam presentes no encontro Clarisse Castro, supervisora de Projetos Internacionais; Fernanda Sousa, analista de Projetos Internacionais; e Henrique Lima, analista de Prestação de Contas. O gerente de AFC, Alexandre Valinoti, também fez uma apresentação sobre como funciona a parte financeira e contábil de administração dos projetos. Depois de reunião, Loretta participou, também, de um tour para conhecer as áreas, no prédio da Fiotec.
O IDRC financiou três projetos recentemente implementados pela Fiocruz e apoiados pela Fiotec. São eles:
“Desenvolvimento e implementação de teste de diagnóstico de baixo custo baseados em papel para a detecção do Zika vírus”, coordenado por Lindomar Pena, pesquisador do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco);
“Study on the establishment of a Think_SDG Regional “HUB” at Fiocruz/Cris to help move the Think_SDG network forward as key element to improve the agenda 2030 and it sustainable development goals implementation in the region of the americas”, coordenado por Paulo Buss, diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e “Bases moleculares de patogênese do Zika”, coordenado por Ana Bispo, Chefe do Laboratório de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC).
International Development Research Centre (IDRC)
Trata-se de uma corporação que apoia pesquisadores que promovam o conhecimento e resolvam problemas de desenvolvimento prático. Por isso, o IDRC fornece recursos, conselhos e treinamento para quem precisa implementar e compartilhar suas soluções com o mundo. Os focos dos financiamentos são pesquisas ligadas aos países em desenvolvimento, como uma forma de promover o crescimento, reduzir a pobreza e gerar mudanças positivas em larga escala.