A Fiocruz sediou, no dia 1º de novembro, uma reunião com uma comissão de 15 deputados da União Europeia (UE) no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, para discutir assuntos como o acordo comercial entre a UE e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), a importância do investimento público em ciência e tecnologia, e cooperação internacional em saúde.
A visita da delegação possibilitou, ainda, uma reunião entre as profissionais da Fiotec, Flávia Estill, Eliana Cavalcante e Clarisse Castro, com o Chefe da Seção de Ciência e Tecnologia da Delegação da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita Centelles e participantes do grupo gestor da Fiocruz para participação no programa “Horizon 2020”, iniciativa de financiamento da União Europeia para incentivo à inovação.
O grupo, liderado pelo vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Rodrigo Correa-Oliveira, foi formado em meados deste ano com intuito de unir os pesquisadores da instituição interessados nas áreas de atuação do programa, para que a Fiocruz possa submeter propostas em bloco, em vez de cada pesquisador apresentar projetos isoladamente.
O encontro realizado teve como foco o envolvimento do grupo gestor da Fiocruz com representantes da Comissão Europeia para alinhamentos sobre regras da nova metodologia H2020. A Fiotec também tem representantes no grupo gestor e participou da reunião para contribuir com conhecimentos administrativos relacionados a projetos e na troca de experiências com o financiador, uma vez que já apoia iniciativas da Fiocruz com financiamento da Comissão Europeia.
Clique aqui para ler a matéria da Agência Fiocruz sobre a visita da delegação.