A 12ª edição do informativo Conexão Fiotec-Fiocruz abrange os meses de novembro e dezembro de 2017 e janeiro de 2018. A edição, que foi veiculada na última semana, traz como matéria principal a atuação do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) no desenvolvimento da saúde e ciência no cenário global da saúde. Paulo Buss, ex-presidente da Fiocruz e atual diretor do Cris, fala sobre o órgão, sua atuação, os diversos tipos de cooperações existentes e a parceria com a Fiotec.
O assunto ganha ainda mais importância frente à crise política, econômica e financeira vivida pelo Brasil. “Existe uma importante crise orçamentária na saúde e isso vai repercutir na cooperação internacional. Tem paradoxos, mas a tendência é a gente olhar para fora, para a cooperação internacional. Vamos ter que buscar acordos triangulares, contar com fundações privadas e filantrópicas. Mas, pela experiência que nós temos em responder de uma maneira respeitosa e eficiente ao parceiro, temos uma capacidade muito grande de captação”, disse.
Em consonância com a necessidade de cooperações internacionais, a pauta institucional do informativo fala sobre o trabalho de captação dentro da Fiotec. Um movimento ainda novo, mas que já começa a tomar um desenho e desenvolver parcerias, não só na área internacional, mas em todas as formas de captação de recursos.
Saúde mental
A coluna “Diálogos com” traz uma entrevista com Paulo Amarante, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Laps/Ensp/Fiocruz). Pioneiro na luta contra os abusos sofridos por pessoas com transtornos mentais em hospitais psiquiátricos brasileiros, Paulo conta um pouco sobre a reforma antimanicomial, o preconceito sofrido, a depressão e a política de saúde mental do Brasil.
Retrospectiva
Banco de leite humano, arboviroses e sistema prisional foram alguns dos temas abordados nas edições do informativo em 2017. As edições podem ser anteriores, mas os assuntos continuam atuais. Por isso, na retrospectiva é possível rever as matérias e entrevistas que trouxerem à tona importantes debates para a saúde, ciência e pesquisa.