O projeto Fundo Global de Tuberculose-Brasil, que é apoiado pela Fiotec, fecha com chave de ouro a itinerância nacional da mostra interativa “Tuberculose tem cura - SUS pra valer”. Após um ano e meio passando por algumas das principais cidades brasileiras, a exposição consolidou-se como uma eficiente ferramenta de informação e de conscientização, ampliando o número de pessoas acessadas e orientadas sobre a tuberculose, além de dar maior visibilidade às ações de controle da doença e aos parceiros da iniciativa privada, do governo e da sociedade. Ao todo foram 14 temporadas e 24.746 pessoas acessadas que assinaram o livro de visitas comprovando o recebimento de material de informação, de orientação dos monitores e a participação nos jogos interativos e brincadeiras educativas.
Estima-se um número de pessoas atingiu muito superior levando-se em conta todo o material informativo distribuído: 10 mil cata-ventos, 300 camisetas, 700 cartilhas perguntas e respostas; 10 mil revistas em quadrinhos “Respire Aliviado”; 42.850 folders; além de centenas kits completos com bolsa, CDs, revistas, folders e cartazes e álbum seriados destinados aos profissionais e agentes comunitários que atuam como multiplicadores em capacitações e eventos em todo o país.
“Sem contar o grande público atingido pelas mais de 80 notas e reportagens que veicularam os noticiários impressos e eletrônicos, além de entrevistas e inserções em emissoras de rádio e TV em todo o país”, acrescenta a consultora técnica do Projeto Fundo Global TB -Brasil, Cristina Ruas. Segundo ela, estes resultados só foram possíveis graças ao envolvimento e à participação efetiva dos integrantes dos comitês metropolitanos tanto na realização, desde a montagem, quanto na promoção e divulgação.
A exposição passou por Belém, Belo Horizonte, Campina Grande, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador , Santos (Costa da Mata Atlântica), São Luis e São Paulo, sendo que Rio de Janeiro e São Paulo tiveram duas temporadas. No posto de saúde cenográfico, técnicos ensinaram ao público os fatores de risco, meios de transmissão, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença utilizando-se de jogos e brincadeiras didáticas.
Com uma duração média de uma semana, cada uma das 14 edições contou ainda com apresentações musicais e teatro para atrair o grande público, privilegiando sempre locais de grande circulação fácil acesso ao público, como shoppings, estações de metrô e feiras populares.
Segundo a coordenadora do projeto, Cristina Boaretto, a mostra superou as expectativas e cumpriu seu objetivo: difundir hábitos saudáveis para a população e ajudar a diminuir o estigma da doença. “A linguagem lúdica, dinâmica e educativa facilita a assimilação das informações sobre esta doença que tem cura, reduzindo o preconceito contra os pacientes”, explica. Agora, a exposição começará a circular pelo estado do Pará com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).
Fonte: Site Fundo Global Tuberculose-Brasil (adaptado)