Começaram hoje, 28 de maio, as comemorações pelos 118 anos da Fundação Oswaldo Cruz. Mantendo o que já é uma tradição, a atual presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, fez um balanço de sua gestão durante os anos de 2017 e 2018, apresentando a atuação da Fiocruz no contexto nacional, desafios a serem enfrentados e as perspectivas para o futuro.
Segundo a presidente, é importante reforçar o diálogo com a sociedade, embora as comemorações sempre tenham sido um evento público. “O balanço da gestão é uma oportunidade de mostrarmos à sociedade o trabalho que desenvolvemos aqui. Ampliando o diálogo e a participação da população, reforçamos o controle social e a transparência pública, que são valores muito caros a essa instituição”.
Amanhã, dia 29 de maio, a Fiocruz, ao lado da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), debaterá o atual cenário do direito ao desenvolvimento, à saúde e à ciência, tecnologia e inovação durante um seminário que acontece de 9h as 17h, no auditório do Museu da Vida. Como resultado, será produzido um documento, pelas três instituições, para ser entregue aos candidatos à Presidência da República.
Saúde e Cultura
Durante os dois dias de comemorações, os trabalhadores e o público visitante poderão participar de ampla programação e de várias atividades da Feira Fiocruz Saudável, como apresentações culturais, exibição de documentários, massagem laboral, exposições, troca de resíduo reciclável por mudas de plantas, mostra de tecnologias sociais, artesanato e medição de glicose.
Quem for a esses espaços também terá oportunidade de conhecer atividades de diversas unidades e setores. O funcionamento da feira será das 9h às 16h30, no dia 28/5, e das 9h às 15h, no dia 29/5.
Confira a programação completa.