A Fiotec apoiou a realização do “I Simpósio de Bioética e Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz: Desafios do século XXI”, realizado no período de 20 a 22 de setembro. O trabalho de três colaboradores da instituição – o subgerente de Projetos, Alexandre Valinoti, o coordenador de Projetos Ailton Canuto e o analista de Projetos Leandro Machado – foi elogiado por Márcia Cassimiro, coordenadora adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IOC e organizadora do evento.
Na mensagem enviada ao Gerente Geral da Fiotec, Adilson dos Santos, Márcia Cassimiro “reitera os sinceros agradecimentos ao trabalho desempenhado pelo trio, que transcendeu em 48 horas todas as barreiras, quase que intransponíveis, e contribuíram para o sucesso do simpósio e espera contar com o apoio da eficiente e prestimosa equipe da Fiotec no próximo evento”. Para Aílton Canuto, esse elogio deve se estender a toda equipe Fiotec. “Sem a ajuda de todos não atingiríamos o objetivo final que foi a realização do evento com sucesso”, afirmou.
O simpósio foi financiado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS). Em três dias de evento, participaram 342 congressistas e 36 palestrantes, entre moderadores, expositores e debatedores. O objetivo do evento foi trocar experiências e estimular a formação e a prática em bioética e ética aplicada à pesquisa envolvendo seres humanos e animais.
Confira a galeria de fotos do simpósio