Hayne Felipe, diretor executivo da Fiotec, entrega certificado a um dos alunos formados.O Programa Conviver, uma iniciativa da Fiotec para a qualificação profissional de Pessoas com Deficiência (PcD), acaba de certificar sua segunda turma. A capacitação, durante este mês de junho, ocorreu entre os dias 13 e 19.
O projeto é desenvolvido a partir de uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, a Setrab, responsável por fazer a seleção e encaminhamento dos candidatos para a Fiotec. Já na instituição, os alunos participam de palestras e debates sobre as mais diversas áreas de atuação, ministrados pelos próprios profissionais da Fiotec. Trata-se de um processo de aprendizado de mão dupla: os participantes têm contato com conteúdos relacionados à comunicação corporativa, gerenciamento de documentos e gestão de pessoas, por exemplo. Enquanto os profissionais da instituição vivenciam a experiência de adaptar seus discursos para transmitir seu conhecimento a pessoas que utilizam as mais diferentes linguagens.
Antes da abertura dos encontros da segunda turma, Marcelo Amaral, diretor administrativo da Fiotec, ressaltou a importância e o significado do programa para a instituição. “Para nós, o Conviver é um compromisso com a sociedade de poder promover o desenvolvimento social e econômico do País. É um projeto que toda a Fiotec abraça e que temos um carinho muito especial, é motivo de orgulho para todos”.
Em abril deste ano, o Programa Conviver formava seus primeiros alunos, mas foi em 2015 que o projeto nasceu, da necessidade de a instituição cumprir as cotas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Como a Fiotec faz a contratação de pessoas pelos projetos que apoia, a cota sempre foi maior do que poderia ser atendida na Administração da instituição. Surgiu assim a criação de um programa de inclusão e capacitação de PcD.
O projeto, que a princípio já havia realizado algumas oficinas de sensibilização para os profissionais da Fiotec, ganhou fôlego e se tornou um programa, que foi conduzido à Secretaria de Trabalho e Emprego. Foi assim que se definiu o convênio, para neste ano as capacitações serem iniciadas.