A professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Edith Ramos, e a pesquisadora da Fiocruz Brasília, Maria Célia Delduque, acompanhada por Maria Ester Rodrigues, visitaram a Fiotec no início do mês de julho para conhecerem os processos de trabalho da instituição, principalmente aqueles voltados à aplicação de bolsas a não-servidores da Fiocruz. A ideia é aplicar alguns desses processos na Fundação Sousândrade, que apoia o desenvolvimento da UFMA.
Rafaela Delduque, analista de Projetos da Fiotec, foi uma das anfitriãs por conta de sua expertise em negociação e conhecimento das leis que regem a atuação da instituição. “Acho válida a troca de experiências e saber que somos referência no que fazemos. É bom para termos noção que estamos agindo da maneira correta em busca da excelência. Fico feliz em ajudar, nem que seja de uma pequena forma, outras fundações que se espelham em nosso trabalho”.
Ao lado de Eliana Cavalcante, supervisora da equipe de Iniciação de Projetos da Fiotec, Marianna Magalhães, advogada da instituição, também participou das discussões. A profissional esclareceu quais são os aspectos legais do pagamento de bolsas a não-servidores e como aplicar as leis durante a negociação e execução dos projetos. Durante o encontro definiu-se a realização de uma oficina no dia 31 de julho, na própria UFMA, direcionada aos profissionais da Sousândrade. Na ocasião, Marianna debaterá os aspectos jurídicos dos processos de maneira mais aprofundada.