A participação da Fiotec no 29º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, realizado entre 8/11 e 10/11 em Manaus, terminou com um saldo positivo. Além de marcar presença com o diretor executivo, Maurício Zuma, o gerente geral, Adilson Gomes dos Santos, e a advogada Roberta Sereno de Carvalho, a instituição também venceu a candidatura para organizar a 30ª edição do evento no próximo ano, no Rio de Janeiro.
Promovido pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), o 29º encontro apresentou oficinas operacionais e painéis com o objetivo de discutir os problemas enfrentados pelas fundações de apoio nos últimos anos. Já para o próximo ano, a Fiotec propõe ressaltar a importância da atuação das instituições, sair da postura defensiva e partir para uma nova abordagem demonstrando na prática os projetos apoiados e os recursos movimentados para a execução.
Além disso, a ideia é convidar representantes dos órgãos de controle para os debates, de forma a demonstrar a transparência e eficiência da atuação das fundações de apoio. “A Fiotec pretende realizar um evento não só comemorativo, mas, também, inovador nos temas e discussões pertinentes às fundações de apoio brasileiras”, afirmou Adilson Gomes.
Colégio de Procuradores
Roberta Sereno de Carvalho é advogada da Fiotec e representante da instituição no Colégio de Procuradores do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies). Ela destacou que os assuntos discutidos pelo grupo foram de grande relevância, em especial o Decreto 7.423/11, recursos públicos e privados, licitações (dispensa e inexibilidade) e bolsas (modalidades e possibilidade de concessão).
*com informações da FCAA