No dia 27 de setembro, aconteceu na Fiotec o Workshop de Libras, ministrado pela UniLibras, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo (26/9). Durante o evento, Jessica Terra e Everson de Castro, junto com duas intérpretes, falaram sobre a Língua Brasileira de Sinais e a importância da mesma para a inclusão.
Os palestrantes fizeram uma breve síntese sobre a história da língua no Brasil, a luta enfrentada pela comunidade surda até os dias de hoje e as diferenças da língua de sinais de um país/região para outro. A partir dos conceitos de configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, expressões corporais e faciais, e as direções e orientações, os colaboradores presentes puderam aprender a formação de Libras na prática.
Um dos pontos tratados na palestra foi a inclusão das pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho, por isso, os profissionais surdos da Fiotec puderam compartilhar suas vivências e dificuldades pessoais.
Ao final da palestra aconteceu uma breve oficina da língua, com a participação de todos, ensinando os cumprimentos básicos, o alfabeto e os números, além de algumas curiosidades sobre o tema.
A Fiotec se compromete em promover a inclusão de pessoas com surdez através de diversas ações internas e do programa Conviver, projeto que teve início em 2016.