O Programa Conviver, iniciativa da Fiotec que promove a inclusão e capacitação de pessoas com deficiência, oferecerá entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2020 sua sétima oficina de atividades. As palestras, totalmente gratuitas, acontecerão sempre a partir das 8h30, na sede da instituição (Av. Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro).
Os interessados em se inscrever devem enviar currículo e laudo médico contendo a Classificação Internacional de Doença (CID), por ser Pessoa com Deficiência (PcD), para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., colocando como assunto “Oficinas Conviver”. Outro requisito obrigatório é nunca ter participado de turmas anteriores da capacitação.
Os inscritos na oficina de atividades ainda terão a oportunidade de participar de possíveis processos seletivos futuros promovidos pela Fiotec, voltados a profissionais com deficiência.
O ciclo de palestras abordará técnicas para elaboração de um currículo, de apresentação pessoal, passando por orientações para o mercado de trabalho e etiqueta empresarial, até noções de direito do trabalho e fisioterapia no ambiente corporativo. Para receber um certificado de participação, o aluno precisará obter pelo menos 75% de presença nas oficinas.
O Programa Conviver
Em 2015, a então área de Recursos Humanos da Fiotec começou a desenvolver o projeto Conviver, que nasceu da necessidade de a instituição cumprir as cotas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Como a Fiotec faz a contratação de pessoas envolvidas nos projetos que apoia, a cota sempre foi maior do que poderia ser atendida na Administração da instituição.
Diante disso, foi seguida a sugestão de se criar um programa de inclusão e capacitação de Pessoas com Deficiência (PcD). O projeto, que já realizou algumas oficinas de sensibilização para os profissionais da Fiotec, ganhou mais forças e se tornou um programa, que foi conduzido até a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab/RJ). Assim definiu-se o convênio que possibilitou a realização de capacitações, iniciadas neste ano.