Fiotec renova Título de Utilidade Pública por mais dois anos - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

 
O Título de Utilidade Pública concedido à Fiotec foi revalidado para o exercício dos anos de 2021 e 2022, junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. O certificado garante o reconhecimento de que a instituição atua sem fins lucrativos e que presta serviços à sociedade, além de conferir a idoneidade no âmbito estadual. 

Para dar entrada no requerimento, é necessário fazer uma prestação de contas dos últimos dois anos, descrevendo, em números, os impactos gerados para sociedade. Para ilustrar esses resultados, foram eleitos quatro projetos, que seguem critérios que permitem a comprovação do teor do trabalho desenvolvido  e que estavam vigentes no período desses dois anos.

Entre os projetos selecionados, estão as duas fases do Dicionário de Favelas Marielle Franco, uma biblioteca virtual que estimula  a  construção  coletiva  do  conhecimento existente sobre as favelas do município do Rio de Janeiro. Também foi escolhido um projeto ligado à pandemia de Covid-19, que tem como objetivo facilitar o diagnóstico da doença, e um curso de Saúde Comunitária.

Após a avaliação dos resultados desses projetos, é possível fazer a construção desse relatório, e o documento é enviado para a Coordenadoria Especial de Utilidade Pública até o dia 15 de setembro a cada dois anos. De acordo com Bruna Moraes, da Gerência de Governança e Qualidade, o maior diferencial desse ano foi o respeito ao tratamento dos dados pessoais das pessoas envolvidas nos projetos, em consonância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Diversas áreas da Fiotec se movimentam para essa renovação, Bruna afirma que o trabalho é feito de forma integrada, dependendo de diferentes equipes.

A titulação garante inúmeros benefícios para a Fiotec e seus projetos apoiados, inclusive tendo impacto positivo na imagem institucional, uma vez que o certificado reconhece o esforço gerado através da parceria Fiotec-Fiocruz para o estado do Rio de Janeiro.

“O Título representa esse conhecimento de que a Fiotec atua auxiliando a sociedade no que ela precisa, destacando o papel da instituição no estado do Rio de Janeiro.  Às vezes a gente não tem noção do trabalho da Fiotec, e quando tomamos consciência disso é muito interessante, vemos o quanto nosso trabalho é relevante, até porque a Fiocruz não consegue executar esse trabalho sem o nosso apoio”, finaliza Bruna.

Acesse os credenciamentos e certificações concedidos à Fiotec.