Representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) visitaram a Fiotec na última quinta-feira (12/5) com a intenção de conhecer e entender o modelo de atuação da instituição no apoio prestado à Fiocruz. O encontro foi parte das conversas e negociações para que o banco público francês financie projetos desenvolvidos pela Fundação. Ao lado do diretor adjunto da Agência para a América Latina, Lamine Sow, e da gerente de Projetos da AFD no Brasil, Elisa Alves, o diretor executivo da Fiotec, Hayne Felipe, recebeu também representantes da própria Fiocruz.
Hayne fez uma breve apresentação sobre a constituição e atuação da Fiotec, explicando como a instituição atua na gestão administrativa, financeira e logística de diversos projetos desenvolvidos pela Fiocruz. O diretor descreveu, em etapas, como é feito o acompanhamento desses projetos pelas equipes da Fiotec, desde o momento em que as propostas chegam à instituição, até suas metas e objetivos terem sido plenamente alcançados, o que determina seu encerramento. A dinâmica de gestão dos recursos destinados aos projetos, com valores segregados de forma transparente e saldos disponíveis para consulta pelos pesquisadores, chamou a atenção dos representantes da AFD. “A Fiotec seria um perfil de parceiro novo no Brasil, em questão de estatuto de atuação, de natureza. Representaria um desafio novo para nós”, pontuou Elisa.
A gerente de Projetos da AFD iniciou sua apresentação expondo um pouco sobre as regiões em que a Agência atua, financiando projetos voltados principalmente à saúde, garantia de direitos e preservação do meio ambiente. Apenas aqui no Brasil, o banco já disponibilizou mais de 2,9 bilhões de euros em financiamentos.
Citando o Instituto Pasteur, em São Paulo, Elisa lembrou do vínculo histórico em saúde entre Brasil e França. “Para nós é muito importante o que a Fiocruz representa para a França, assim como o que a França representou para a saúde brasileira. Vemos nessa relação com a Fiocruz e Fiotec uma ótima alternativa para nos aproximarmos da população local”, celebrou.
Novos encontros entre representantes da Fiocruz e AFD estão previstos, inclusive com a possibilidade de uma comitiva da Fundação visitar a sede da Agência, em Paris.