No mês de julho, a Fiotec recebeu a aprovação no Cadastro de Fornecedores da Petrobras. O sistema tem como objetivo avaliar e classificar os potenciais fornecedores da Sociedade de Economia Mista e suas subsidiárias e, por meio dele, os provedores são avaliados em critérios técnico, econômico, legal e de integridade.
A submissão foi feita em 3 de fevereiro deste ano, por meio do Petronect, plataforma de aquisição de bens e serviços da Petrobras. Neste primeiro momento, foram informados os dados básicos, bancários e de fornecimento da Fiotec.
Foi necessário que a instituição informasse, também, o tipo de fornecimento - tipo de fornecedor e local de fornecimento - e em quais famílias (linhas de fornecimento) ela desejaria concorrer nas contratações. Profissionais da Assessoria Jurídica da Fiotec, da Gerência de Governança e Qualidade, e da Administração Financeira e Contábil fizeram parte do trabalho de coleta e repasse das informações.
Com o perfil criado foram disponibilizados os Questionários de Avaliação, que são divididos em critérios compostos por vários requisitos, de acordo com as regulamentações aplicáveis e padrões da Petrobras. Após a análise das respostas, são divulgadas as avaliações com notas e comentários.
Neste último processo de renovação, a Fundação obteve a nota máxima em todos os critérios do processo de renovação cadastral, além de ser bem avaliada (em bandeira verde) para o Grau de Risco de Integridade. Isso significa que a instituição está apta para se cadastrar e submeter projetos para oportunidades publicadas na área socioambiental para licenciamento ambiental.
De acordo com Marcia Perdonati, da equipe de Projetos da Fiotec, a aprovação é uma chancela sobre o desemprenho da instituição. “Isso nos permite ter mais visibilidade para que a Petrobras identifique na Fiotec a aptidão para participar dos seus processos de contratação para o desenvolvimento de projetos, sendo uma vantagem na fase de habilitação e pré-qualificação nos editais que a Fundação vier a concorrer. Além disso, temos a comodidade de sermos convidados a participar de todas as chamadas públicas divulgadas no site da Petronect que se enquadram no perfil e natureza da Fiotec, sem precisarmos ficar acompanhando dia a dia, a divulgação de novos editais”, disse.
Destaca-se, ainda, que a Fiotec busca a aprovação em outras famílias, dentre elas a de Pesquisa e Desenvolvimento. O Certificado de Aprovação foi emitido em 1º de julho de 2022 e é válido até 1º de fevereiro de 2023.