A Comissão Interna de Inserção Profissional para Pessoas com Deficiência (Ciip) da Fiotec se reuniu virtualmente em 14 de dezembro, dessa vez para uma prestação de contas com os membros do projeto da Coppetec/UFRJ. A 4ª Jornada de Formação da Ciip teve a participação de profissionais da Coppetec, do Laboratório de Formação da UFRJ e dos membros da própria Comissão.
De junho a dezembro deste ano foram cinco encontros realizados, voltados à organização da Comissão. Eles serviram para apresentar a Ciip aos profissionais da Fiotec e identificar a melhor disposição da iniciativa dentro do organograma interno. Para isso, foi utilizada a ferramenta STAR: situação, tarefa, ação e resultado a ser esperado.
Os encontros da Ciip abordaram a autonomia como caminho de mudança pessoal e social na condução de ações concretas para inserção profissional qualificada de pessoas com deficiência. O tema possibilitou que os PCDs pensassem sobre serem autônomos, como indivíduos que avançam sobre os condicionamentos pessoais e sociais, planejam e respondem pelas consequências das próprias ações.
Durante as reuniões foram observadas as diferenças sobre estatutos, regimentos e normas. Além disso, foram incentivadas rodas de discussão para troca de experiências e opiniões, com foco nos PCDs presentes.
No último encontro de 2022, a profissional da Gerência de Pessoas, Paolla Miranda, comentou sobre o protagonismo das pessoas surdas que trabalham na Fiotec e que, após a elaboração e disseminação das ações propostas nas reuniões da Ciip, aumentou entre eles o sentimento de pertencimento.
A partir deste pensamento, foi proposta uma reflexão sobre "como é ser responsável por um processo que vai atingir outras pessoas". Andreia Fonseca, profissional PCD de Logística, contou que a iniciativa a transformou: “pela primeira vez vejo que minha perspectiva tem valor. Essa história de que somos sofredores no mercado de trabalho pode ser diferente. É um desafio enorme, mas é gratificante. Espero que outras empresas e outros surdos possam vivenciar isso”. Andreia é uma das coordenadoras do projeto na Fiotec.
Comissão Interna de Inserção Profissional para Pessoas com Deficiência (Ciip)
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Fiotec e UFRJ, por meio de seu Laboratório de Formação e de sua fundação de apoio, a Coppetec. A ideia é que a Comissão analise necessidades e demandas nas relações sociais e técnicas do trabalho, principalmente no relacionamento entre profissionais PSD (pessoa sem diagnóstico) e PCD (pessoa com deficiência), construindo um legado em conjunto às demais fundações de apoio e universidades.