Profissionais do setor de Projetos Internacionais da Fiotec participaram, em 25 de janeiro, de um treinamento voltado ao novo programa de financiamento e gestão da Comunidade Europeia, com foco no Programa Horizonte Europa 2021-2027. A capacitação foi ministrada pela analista de Projetos Internacionais, Nina Fernandez y Fernandez.
Durante o encontro, Nina apresentou a atualização das linhas de financiamento, orçamento e regras. De acordo com a profissional, com as mudanças no Programa, existem novas oportunidades de financiamento para pesquisas em parceria com a Fiocruz que podem surgir nos próximos anos.
Ela afirma que para garantir efetividade nos processos executados dentro da Fiotec, é importante que toda a equipe de Projetos Internacionais, desde Iniciação até a Prestação de Contas, esteja atualizada sobre as regras e modus operandis desse tipo de financiamento. “O objetivo do treinamento foi a transferência desse conhecimento para toda a equipe, buscando uma sinergia entre as áreas e a excelência na gestão completa dos projetos”, conta.
O treinamento aborou ainda a história do programa de financiamento, apresentando o novo plano de investigação e inovação, além dos processos de submissão, contratos e modalidades de financiamento disponíveis. Foi possível, também, discutir sobre as particularidades do orçamento, assim como a prestação de contas e auditorias que são realizadas.
Conheça o Programa
A Comissão Europeia está sob a direção do chamado Colégio, composto por 27 comissários que, em conjunto, decidem sobre estratégias e prioridades políticas. Dentro dos pilares liderados pela Comissão, está o Programa de Financiamento para Pesquisa e Inovação, que atende aos interesses em comum da Comunidade Europeia.
O Programa Marco de Investigação e Inovação da União Europeia para o período de 2021-2027 destina aproximadamente 95 bilhões de euros para inciativas e projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico com valor agregado ao continente. Nesta nova fase, existem três campos de estudo, sendo apenas um deles destinado a submissões externas, o Horizonte Europa.
O Horizonte Europa promove um acesso mais fácil às plataformas, processos de avaliação mais coerentes e uma gestão mais fluída das submissões. Dentro desse programa, a Fiotec se encaixa no Pilar 2 – Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia, que impulsiona tecnologias e soluções chaves para sustentar as políticas da Comissão e seus objetivos no desenvolvimento regional e mundial.