Equipes da Fiotec passam por treinamento sobre programa da Comissão Europeia - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Profissionais do setor de Projetos Internacionais da Fiotec participaram, em 25 de janeiro, de um treinamento voltado ao novo programa de financiamento e gestão da Comunidade Europeia, com foco no Programa Horizonte Europa 2021-2027. A capacitação foi ministrada pela analista de Projetos Internacionais, Nina Fernandez y Fernandez. 

Durante o encontro, Nina apresentou a atualização das linhas de financiamento, orçamento e regras. De acordo com a profissional, com as mudanças no Programa, existem novas oportunidades de financiamento para pesquisas em parceria com a Fiocruz que podem surgir nos próximos anos.

Ela afirma que para garantir efetividade nos processos executados dentro da Fiotec, é importante que toda a equipe de Projetos Internacionais, desde Iniciação até a Prestação de Contas, esteja atualizada sobre as regras e modus operandis desse tipo de financiamento. “O objetivo do treinamento foi a transferência desse conhecimento para toda a equipe, buscando uma sinergia entre as áreas e a excelência na gestão completa dos projetos”, conta. 

O treinamento aborou ainda a história do programa de financiamento, apresentando o novo plano de investigação e inovação, além dos processos de submissão, contratos e modalidades de financiamento disponíveis. Foi possível, também, discutir sobre as particularidades do orçamento, assim como a prestação de contas e auditorias que são realizadas.

Conheça o Programa
A Comissão Europeia está sob a direção do chamado Colégio, composto por 27 comissários que, em conjunto, decidem sobre estratégias e prioridades políticas. Dentro dos pilares liderados pela Comissão, está o Programa de Financiamento para Pesquisa e Inovação, que atende aos interesses em comum da Comunidade Europeia.

O Programa Marco de Investigação e Inovação da União Europeia para o período de 2021-2027 destina aproximadamente 95 bilhões de euros para inciativas e projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico com valor agregado ao continente. Nesta nova fase, existem três campos de estudo, sendo apenas um deles destinado a submissões externas, o Horizonte Europa.

O Horizonte Europa promove um acesso mais fácil às plataformas, processos de avaliação mais coerentes e uma gestão mais fluída das submissões. Dentro desse programa, a Fiotec se encaixa no Pilar 2 – Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia, que impulsiona tecnologias e soluções chaves para sustentar as políticas da Comissão e seus objetivos no desenvolvimento regional e mundial.