Fiotec celebrou em março seu 25º aniversário - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

O diretor executivo da Fiotec, Hayne Felipe, agradeceu o comprometimento dos profissionais e falou dos pilares de gestão da instituição (foto: equipe Mundo Berriel).

Em 1998 a Fensptec iniciava suas atividades de apoio à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Quatro anos depois, em 2002, a instituição se tornaria a Fiotec, fundação de apoio de todo o conjunto de unidades da Fiocruz. Neste mês, a organização completa 25 anos de história.

Alguns anos depois de sua fundação, em 2005, é celebrado o primeiro convênio entre Fiotec e Fiocruz, oficializando e detalhando a natureza da relação entre as duas instituições. Desde então, a parceria possibilitou a execução de importantes projetos e programas, aqui no Brasil e em outros países. Em 2009, qualificada a atuar como Organização Social (OS), a Fiotec iniciou seu contrato de gestão com a Prefeitura do Rio de Janeiro, para administração da UPA de Manguinhos. O atendimento em saúde à população foi durante anos parte importante do projeto Teias-Manguinhos, desenvolvido pela Ensp/Fiocruz junto às comunidades vizinhas ao campus da Fundação.

A década seguinte seria de importantes conquistas para a Fiotec, como a inauguração de seu escritório regional em Brasília, em 2012. Naquele mesmo ano já era discutido o projeto para construção da sede própria da instituição, até então localizada dentro do prédio da Expansão da Fiocruz. Em 2015, no mês de outubro, os profissionais da Fiotec conheciam o prédio que seria a sua nova casa, no atual campus Maré da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Ao longo desses 25 anos, a Fiotec apoiou projetos relevantes como o do método Wolbachia, para controle da transmissão de arboviroses no Brasil. A instituição também contribuiu, e segue contribuindo, com a implementação da Profilaxia Pré-Exposição (PreP), no combate ao HIV/Aids; na gestão compartilhada do consórcio CUIDA Chagas, que tem como objetivo extinguir a transmissão da doença de mãe para filho, durante a gestação; entre muitas outras pesquisas e iniciativas que fazem diferença para o bem-estar dos brasileiros.

Recentemente, ainda nos momentos mais críticos da pandemia causada pelo coronavírus, a Fiotec geriu o projeto que possibilitou a transferência de tecnologia para produção da vacina AstraZeneca aqui no Brasil, nos laboratórios de Bio-Manguinhos. Posteriormente, com a conclusão do projeto, a Fiocruz passou a produzir seu próprio Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), garantindo assim o desenvolvimento de sua vacina Covid-19, 100% brasileira, distribuída regularmente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Dia de reconhecimento e celebração
Um evento no dia 23 de março, data em que a instituição foi fundada, reuniu todos os profissionais da administração da Fiotec, além de representantes e convidados da Fiocruz. Os diretores Hayne Felipe, Marcelo Amaral e Mansur Campos, receberam no palco a diretora executiva da Fiocruz, Priscila Ferraz. Em sua fala, a gestora lembrou da importante parceria entre Fiotec e Fiocruz, principalmente durante o período de emergência causado pela pandemia de Covid-19. À época ainda atuando em Bio-Manguinhos, Priscila ressaltou o trabalho essencial feito pela Fiotec para que a vacina chegasse mais rápido ao braço de cada brasileiro.

A gratidão e reconhecimento aos profissionais da Fiotec, pelo trabalho feito durante a pandemia, também esteve no centro da fala de todos os diretores da instituição, que ressaltaram ainda sua gestão baseada na transparência e coletividade.

Em seguida, aconteceram as homenagens que já são tradição na Fiotec, celebrando os profissionais com 10, 15 e 20 anos de trabalho na instituição. A solenidade foi encerrada com a exibição de um vídeo comemorativo pelos 25 anos, em que os colaboradores são os protagonistas. Você pode assisti-lo no canal da Fiotec no YouTube.