No dia 19 de abril, quarta-feira, aconteceu o seminário “Trajetórias, Avanços e Perspectivas na Relação entre Fiocruz e Fiotec: o Aprendizado Institucional em Rede”, de forma remota e presencial, no auditório do INCQS, localizado na Fiocruz. O evento contou com a participação do diretor executivo da Fiotec, Hayne Felipe, e foi realizado pela Fiocruz, Cogepe, Escola Corporativa Fiocruz e Rede de Escritórios de Projetos.
Durante a abertura, o chefe de gabinete da Fiocruz, Juliano Lima, ressaltou a atuação da Fiocruz durante a pandemia, o reconhecimento social em âmbito nacional e internacional e a importância do papel da Fiotec. “Não tenho receio de dizer que não faríamos boa parte das nossas entregas se não fosse uma fundação de apoio como a Fiotec. Essa relação é diferenciada por conta do nosso histórico na gestão de projetos, que se constitui num campo de conhecimento”, afirmou.
Em seguida, Fernando Peregrino, chefe de gabinete da Finep e ex-presidente do Confies, ressaltou que a instituição registrou recordes na arrecadação de recursos pelas fundações de apoio para atividade de pesquisa conduzida pelas universidades públicas e institutos federais de ensino e pesquisas, cujos valores dobraram de R$ 4,73 bilhões, em 2017, para cerca de R$ 9 bilhões em 2022.
Participante da primeira mesa do seminário, Hayne Felipe, diretor executivo da Fiotec, falou sobre as diferenças conceituais dos órgãos de controle e ressaltou o papel do terceiro setor, que cresce a cada momento na maneira de gerenciar as ações estatais. “O nosso propósito é único: que a gente consiga ter qualidade de vida melhor para a nossa população”. Na sequência, o diretor agradeceu a todos os colaboradores da Fiotec pelos resultados alcançados, que englobam 917 projetos executados em 2022 e uma receita bruta de 2 bilhões de recursos gerenciados pela Fundação.
Finalizando o seminário com a mesa “25 anos de parceria entre Fiocruz e Fiotec”, Carla Kaufman, representante da Escola Corporativa Fiocruz, falou sobre estratégias para a promoção do aprendizado organizacional em rede e destacou o lançamento de dois minicursos EAD. Um deles, sobre coordenação de contratos, objetiva ampliar a capacidade institucional da Fiocruz nos processos de contratualização com a Fiotec por meio da disseminação de informações que permitam a execução adequada dos contratos e a realização efetiva do objeto contratual.