Profissionais da Fiotec se reuniram com o representante da Unitaid, Nicolas Peniche, para discutir os avanços da instituição no combate ao assédio moral e sexual. A reunião aconteceu no dia 9 de maio, um ano após a realização de um primeiro encontro sobre o tema, envolvendo as duas organizações.
A gestora de Governança e Qualidade da Fiotec, Luanara Damasceno, foi a responsável por apresentar as ações desenvolvidas pela instituição entre janeiro de 2022 e maio deste ano, como a publicação do Código de Conduta Ética e Política de Prevenção à Fraude e Corrupção, além dos avanços no Planejamento Estratégico Participativo (Pepar).
Luanara mencionou ainda o trabalho de desenvolvimento do Canal de Denúncias e Acolhimentos da Fiotec, que funcionará como uma plataforma para os profissionais da instituição contribuírem ativamente na construção de uma cultura de integridade. Questionada por Nicolas sobre como avaliar se as pessoas estão realmente aprendendo com as políticas e códigos publicados, a gestora ressaltou que é necessário serem implementados, de forma conjunta, treinamentos e workshops sobre os temas, com a assinatura de termos de ciência quando concluídos. A divulgação recorrente de materiais pelos canais de comunicação da Fiotec, ainda segundo Luanara, também é uma importante estratégia no combate ao assédio no ambiente de trabalho.
O representante da equipe jurídica da Unitaid deixou clara sua satisfação com os avanços alcançados pela Fiotec neste intervalo de um ano. Em 2022, o Código de Ética e Conduta da instituição estava ainda em fase de aprovação. Nicolas mencionou, então, o que pode ser o maior desafio no combate ao assédio em projetos geridos de forma compartilhada: como definir a corresponsabilidade entre Fiotec e coordenações da Fiocruz para alinhar os diferentes códigos e políticas publicados pelas instituições?
A Unitaid, representada por Nicolas, é um braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) e financiadora de importantes projetos geridos pela Fiotec, como o consórcio Cuida Chagas e o ImPrEP. Além dele e Luanara, participaram da reunião a diretora técnica da Fiotec, Cristiane Sendim, a coordenadora de Projetos Internacionais Lidiane Lima, acompanhada pelos profissionais da equipe Camilla Portugal, Thaiany Medeiros e Pedro Tavares, além de Abrahão Nepomuceno, analista de Governança e Qualidade.
A próxima reunião, para acompanhamento das ações desenvolvidas pela Fiotec, está prevista para 2024. Até lá, a instituição se comprometeu com o envio de atualizações sobre os principais avanços no combate ao assédio.