No dia 11 de dezembro, a Fiotec foi representada por Luanara Damasceno, Gerente de Governança, Sustentabilidade e ESG, no I Encontro TransGarçonne pela Empregabilidade, organizado pelo Programa de Extensão Universitária da UFRJ. Na ocasião, mais de 10 professores e 16 universitários de áreas como Gastronomia, Administração, Comunicação, Nutrição e Serviço Social, se uniram para fortalecer as jornadas de vida e trabalho das pessoas transsexuais.
O evento teve como missão estreitar os laços entre o programa e as empresas, impulsionando a inserção e permanência de talentos transgêneros no mercado de trabalho. Além disso, foi uma oportunidade de criar conexões que visam nutrir o florescimento da comunidade empresarial transfriendly.
Luanara disse que o encontro foi uma oportunidade para expor as ações de Diversidade, Equidade e Inclusão da instituição. E que, além disso, pôde “ouvir a experiência dos palestrantes, das demais empresas participantes e ver como os saberes da universidade podem convergir e contribuir para essa agenda no contexto organizacional”.
Nessa jornada inclusiva, a Fiotec, em sintonia com Objetivos Chave de Resultado (OKRs) de seu planejamento estratégico, busca não apenas se aproximar, mas estar em harmonia com entidades parceiras que contribuam para a estratégia de diversidade, equidade e inclusão da instituição. É um convite para todos os profissionais se unirem em prol da diversidade.
TransGarçonne
A iniciativa é um programa de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que promove ações gratuitas com o objetivo de fortalecer as trajetórias de vida e de trabalho da população trans.
A equipe do programa é composta por professores/as e alunos/as do Instituto de Nutrição, da Faculdade de Administração e do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, professores/as colaboradores/as do Departamento de Administração e Turismo da UFRRJ, alunes da Unirio e parceiros.