Fiotec completa 26 anos apoiando o desenvolvimento em saúde e tecnologia - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

A Fiotec chega a 2024 celebrando seus 26 anos de existência. História iniciada ainda no século passado, em 1998, ao ser instituída originalmente como Fensptec, em apoio à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Em 2002, a organização se tornaria a Fiotec, fundação de apoio de todo o conjunto de unidades da Fiocruz.

Uma fundação de apoio é criada para prestar auxílio a instituições de pesquisa científica e tecnológica, e Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), na execução de seus projetos e programas. A Fiotec, por sua vez, atua exclusivamente na gestão compartilhada com a Fiocruz, apoiando financeira, logística e administrativamente as iniciativas de ensino, pesquisa, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, produção de insumos e serviços, informação e gestão implementadas pela Fundação.

Na prática, o papel da Fiotec é executar os processos burocráticos necessários para o desenvolvimento desses projetos. A instituição é responsável por gerir recursos destinados a pesquisas e estudos, celebrar contratos com financiadores e instituições parceiras, realizar a compra de insumos e produtos voltados aos projetos, e muitas vezes contratar os profissionais que atuarão em suas mais variadas frentes, por todo o Brasil. Esse trabalho é feito para que a Fiocruz e seus pesquisadores executem, da melhor forma possível, a parte técnica dos projetos. O trabalho de campo, a rotina de laboratório, é executada pelos profissionais da instituição pública que é referência em saúde e tecnologia na América Latina.

A Fiotec hoje
Em 2023, ano que marcou o início de uma nova gestão na Diretoria institucional, a Fiotec iniciou seu Planejamento Estratégico Participativo (Pepar), em novo ciclo previsto até 2027. O trabalho, que envolve todas as gerências e equipes da instituição, tem o objetivo de colocar em prática as diretrizes definidas para sua atuação nos próximos anos: desenvolvimento organizacional; inovação e empreendedorismo; e cooperação nacional e internacional.

A gestão liderada por Cristiane Sendim traçou como metas a elaboração de um plano estratégico de apoio a gestão da Fiocruz, além do aperfeiçoamento da comunicação mantida com a Fundação. A Fiotec trabalha ainda na estruturação de um sistema que garanta sua atuação alinhada aos conceitos de Integridade e Compliance.

Desde a pandemia causada pelo coronavírus, a Fiotec recebe um volume crescente de novos projetos e, consequentemente, de recursos destinados a essas pesquisas e estudos. Essa nova realidade direcionou a instituição em um movimento de internacionalização, acompanhando o crescimento internacional da própria Fiocruz. Por isso, hoje a Fiotec investe em inovação e empreendedorismo, por meio de iniciativas para captação de novas parcerias e investimento em projetos de ciência, tecnologia e inovação. Uma grande meta neste sentido é a constituição e operacionalização do Fundo de Inovação da Fiocruz, projeto que potencializará a atuação da Fundação, trazendo benefícios para a população brasileira e para nosso Sistema Único de Saúde (SUS).