Com o objetivo de aproximar ainda mais as instituições e avaliar a viabilidade de agendas em conjunto, a Gerência de Governança, Sustentabilidade e ESG da Fiotec se reuniu em 8 de maio com a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Práticas Afirmativas da Fiocruz, a Cedipa. Durante cerca de duas horas, as fundações apresentaram o que já vem sendo feito por cada uma, em uma grande troca de experiências.
Representada na ocasião por Fátima Loroza, Flavia Paixão e Marina Maria, a Cedipa foi criada com o objetivo de implementar ações que assegurem a efetivação das políticas institucionais da Fiocruz para equidade, diversidade, inclusão e políticas afirmativas, reconhecendo a pluralidade da instituição como um valor. Esse propósito de atuação dialoga diretamente com as metas da Gerência de ESG da Fiotec, que tem a responsabilidade de multiplicar os valores praticados na Fiocruz para as ações de sua fundação de apoio.
Criada em março de 2023, a Cedipa é hoje coordenada por Hilda da Silva Gomes e atua pautada na potencialização e fortalecimento das dimensões presentes nos enfrentamentos ao racismo, capacitismo, machismo, misoginia, xenofobia, LGBTIfobia e diferentes violências de gênero e violações que comprometam o direito à vida das pessoas.
Luanara Damasceno, gestora de Governança, Sustentabilidade e ESG da Fiotec, ressaltou a intensa atuação da Cedipa desde sua criação, segundo ela, resultado de um grupo que reúne profissionais com vasta experiência nas pautas de diversidade, equidade e inclusão. “O encontro nos proporcionou ter contato com o conhecimento, a prática e as lições aprendidas colhidas nesse período de atuação. Esse conjunto de saberes já está sendo aplicado às ações previstas no projeto de Implementação do nosso Programa de Sustentabilidade/ESG e intencionamos também criar uma agenda em conjunto”.