Fiotec vive dias dedicados à troca de conhecimento com instituições parceiras - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.


(Gerente de Administração Financeira e Contábil da Fiotec, Alexandre Valinoti, durante reunião com representantes da Coppetec. Foto: Comunicação/Fiotec) 

As últimas semanas na Fiotec foram dedicadas ao compartilhamento de experiências e troca de conhecimento. A instituição recebeu em sua sede representantes de três fundações de apoio parceiras: a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), vinculada à Coppe/UFRJ; a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), ligada à Universidade Federal de Viçosa (UFV); e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Computação Científica (FACC), que presta apoio a diversas instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e universidades federais.

No fim do mês passado, em 26 de junho, profissionais da gerência Administrativa, Financeira e Contábil da Fiotec receberam a equipe financeira da Coppetec para um benchmarking que discutiu os processos e ferramentas usados pelas fundações em suas atividades financeiras. Comandada por seu gestor, Alexandre Valinoti, e pela coordenadora de Contas a Receber, Simone Faceroli, a equipe anfitriã abordou detalhadamente o uso do SAP na integração de dados e o relacionamento mantido pela Fiotec com as principais instituições bancárias aqui no Brasil. "Pudemos compartilhar detalhes sobre nossa atuação direta junto às mesas de câmbio dos bancos, proporcionando ampla concorrência nas operações, sem custos intermediários de corretoras", acrescenta Gabriela Soido, analista de câmbio que também esteve presente no encontro.  

Alguns dias depois, em 1º de julho, a conversa com representantes da Funarbe teve como foco o processo de faturamento adotado na Fiotec. A reunião serviu para discutir a emissão de notas de venda e remessa, além de operações envolvendo câmbio e os registros contábeis necessários.

Também no início de julho, no dia 3, foi a vez de representantes da FACC conhecerem as instalações da Fiotec. Claudia Peixoto, da equipe jurídica, e Washington Gutemberg, coordenador de Aquisições e Serviços Nacionais, auxiliaram os visitantes em aspectos relacionados ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). A página é largamente usada no dia a dia das equipes de Compras da Fiotec, por se tratar de uma das obrigações trazidas pela atual Lei de Licitações (nº 14.133/2021).

  
Na primeira foto, Marianna Magalhães, gerente jurídica, e Vanessa Costa, diretora técnica, ao lado de representantes da Funarbe.
Já no início de julho (foto à direita), foi a vez de representantes da FACC conhecerem a sede da Fiotec.