Profissionais da Fiotec viajaram até São Paulo, em 6 de novembro, para conhecer de perto o trabalho feito pelos Instituto e Fundação Butantan, responsáveis pela produção de imunizantes e diversos tipos de soros contra toxinas de animais peçonhentos e de microrganismos.
A gestora jurídica da Fiotec, Marianna Camargo, conta que a visita serviu como um grande benchmarking. Ao lado de Mansur Campos, diretor financeiro e de integridade, a advogada conheceu os processos de trabalho da Fundação Butantan, sua estrutura física e organização jurídica.
Em um outro momento, já no Instituto Butantan, os profissionais foram apresentados a estrutura de laboratórios do maior produtor de vacinas e soros da América Latina. O Instituto é responsável por 100% das doses de vacina contra o vírus influenza usadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
O Instituto Butantan
Como resposta a um surto de peste bubônica, o então Instituto Serumtherápico foi instituído em 1901 na zona oeste da cidade de São Paulo. Mais de um século depois, o Butantan é hoje um centro de pesquisa biomédica de referência, que integra pesquisas científicas e tecnológicas, produção de imunobiológicos e divulgação técnico-científica.