Em 9 de abril a Fiotec, por meio de sua equipe de Iniciação de Projetos submeteu seis propostas para o edital Finep - Centros Temáticos 2024. A seleção pública tem como objetivo dar apoio a Centros Nacionais de Infraestrutura Científica de Pesquisa e Tecnológica de Caráter Temático, nas áreas de Transição Energética, Transição Ecológica, Transformação Digital, Saúde e Defesa.
A ideia é fortalecer as estruturas já estabelecidas que se caracterizem pela efetiva realização de Pesquisas Aplicadas, por meio do apoio a projetos de pesquisa específicos, que se utilizem da infraestrutura pretendida nas áreas temáticas de Transição Energética, Transição Ecológica, Transformação Digital, Saúde e Defesa, por meio de implantação e melhoria da infraestrutura, preferencialmente multiusuária, necessária para atender os desafios a serem enfrentados pelo país nessas respectivas áreas.
As seis unidades técnico-científicas da Fiocruz que submeteram propostas foram: Bio-Manguinhos, Farmanguinhos, Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), Fiocruz Ceará, Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e Fiocruz Rondônia.
Dentre as iniciativas submetidas, cinco foram voltadas à área temática de saúde e, de forma estratégica, uma proposta (Fiocruz Rondônia) para a área temática de transição ecológica. O edital dispõe que mesmo que haja mais de uma proposta aprovada de uma mesma entidade, ou seja, do conjunto de unidades da Fiocruz, somente uma delas poderá receber o financiamento. Deste modo, a unidade de Rondônia não concorreu internamente, somente com outras instituições e entidades.
“Nossa expectativa é muito grande, pois a Fiocruz tem sido contemplada em quase todos os editais nos últimos três anos. Até o momento, ao todo, 29 propostas foram aprovadas. Em 2024 foram 17 propostas aprovadas, totalizando quase R$ 200 milhões em recursos. Dessas 17 propostas, 13 já foram contratadas, somando quase R$ 166 milhões”, celebra a analista de Iniciação da Fiotec, Marcia Perdonati.