A Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde abriu edital para viabilizar a realização do projeto “Capacitação em Serviço: Manejo Clínico da Dengue”, que prevê o treinamento de médicos e enfermeiros que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento de possível epidemia da doença no Rio de Janeiro. Interessados em enviar propostas devem entrar em contato com a equipe de Iniciação de Projetos da Fiotec pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Além de formar uma rede de profissionais habilitados para manejo clínico da dengue a partir de protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde – RJ, o projeto pretende capacitá-los para atuar em casos de agravamento e complicações. Para isso, a ideia é oferecer qualificação baseada na resolução de problemas reais, a partir da simulação de casos clínicos.
Para atingir esses objetivos, é necessário que os pesquisadores que pretendem enviar propostas possuam e comprovem ampla experiência em treinamento prático e teórico em dengue. Outra exigência é possuir simuladores reais de pacientes, manequins/robôs com características fisiológicas e farmacocinéticas semelhantes ao ser humano, e que reajam de forma realista aos comandos e aos procedimentos médicos terapêuticos.
Nenhuma limitação quanto ao valor total para o orçamento da proposta de projeto foi estipulado. Contudo, o orçamento deverá refletir as reais necessidades da proposta, conforme especificado no edital. A previsão de execução é de 12 meses e deverá ser iniciada ainda neste mês.
Para saber mais, acesse o edital ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Foto: Peter Iliccev