Hábitos saudáveis como prevenção é foco do Outubro Rosa 2020 - Fiotec

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“Quanto antes melhor” é o lema da campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) para o Outubro Rosa 2020. A ideia é reforçar a importância da prevenção para além das consultas e exames periódicos, chamando atenção para a adoção de um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas e uma boa alimentação.

A quarentena imposta pela pandemia de coronavírus levou muitas mulheres brasileiras a deixar de se consultar com ginecologista ou mastologista para fazer a prevenção ou tratamento do câncer de mama. A pesquisa Câncer de mama: o cuidado com a saúde durante a quarentena, feita pelo Ibope, ouviu 1.400 mulheres com idades entre 20 e mais de 60 anos, em diferentes cidades e regiões do País. O levantamento mostrou que 62% delas não foram a seus médicos durante o distanciamento social, por medo de contrair a Covid-19, e com isso deixaram de fazer exames de rotina para prevenção do câncer de mama. Entre o grupo considerado de risco, que abrange as maiores de 60 anos, 73% afirmaram estar esperando o fim da pandemia para marcar uma consulta.

Ao lado da adoção de um estilo de vida mais saudável, o presidente da SBM, Vilmar Marques, ressalta a importância da realização de mamografia anual pelas mulheres com idade superior aos 40 anos. A recomendação da entidade é que em regiões onde o pico da Covid-19 diminuiu, com número de casos estabilizado, as mulheres retomem seus exames, seguindo todas as medidas de segurança. Já em regiões com alta incidência da doença, o mais correto é que as mulheres não consideradas urgentes, assintomáticas ou que fazem controle por alterações benignas, aguardem o momento de pico passar.

Em casos de suspeita de nódulo palpável a mulher não deve postergar as consultas e sim buscar atendimento imediatamente para realizar o diagnóstico, ressalta a SBM.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) preparou uma lista com dicas e hábitos para se criar uma rotina saudável:

  • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
  • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
  • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
  • Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
  • Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

Com informações do portal da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).