Produção garantida até junho: Fiocruz recebe IFA suficiente para mais 8,9 milhões de doses de vacina - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

(Foto: Tony Winston/Ministério da Saúde)

Uma nova remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China garantirá entregas da vacina Covid-19 até o início de junho. Os aproximadamente 364 litros do insumo chegaram à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no último sábado (24/4), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), e são suficientes para a produção de cerca de 8,9 milhões de doses do imunizante.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, já recebeu da Fiocruz 20 milhões de doses da vacina Covid-19, sendo 4 milhões de doses importadas da Índia e 16 milhões produzidas em Bio-Manguinhos. Apenas na última sexta-feira (23/4) foram entregues cerca de 5,2 milhões de vacinas, 500 mil doses a mais do que as 4,7 milhões previstas inicialmente para a semana. No dia anterior, quinta-feira (22/4), a Fiocruz atingiu pela primeira vez a marca de 1 milhão de doses produzidas em um único dia.

Produção em larga escala

A Fiocruz iniciava em 8 de março a operação da primeira linha para produção da vacina Covid-19, com capacidade diária de 300 mil doses. Na semana seguinte a Fundação entregava o primeiro lote de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), com 1,8 milhão de doses. Para o mês de abril a previsão de entregas é ainda melhor: 18,8 milhões de doses.

Além da previsão de 100,4 milhões de doses até o fim de julho de 2021, a Fiocruz trabalha para a incorporação da tecnologia de produção da matéria-prima (IFA) que possibilitará a produção de outros 110 milhões de doses a partir do segundo semestre deste ano.


Com informações da Agência Fiocruz de Notícias (AFN).