Ascom SE/UNA-SUS
Já estão abertas as matrículas para novas ofertas de três cursos sobre saúde da pessoa idosa, sobre os temas: Avaliação Multidimensional; Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa: um instrumento de avaliação multidimensional e Condições clínicas e agravos à saúde frequentes na pessoa idosa.
A iniciativa é fruto da parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/SAS/MS), Fiocruz Brasília e UNA-SUS, e faz parte do desafio de qualificação dos profissionais do SUS para ao atendimento nessa área.
Profissionais de saúde e demais interessados já podem se matricular, até o dia 18 de dezembro 2021. Todos os cursos são autoinstrucionais e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, são totalmente gratuitos. Confira as ofertas abertas!
Avaliação Multidimensional
O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de saúde para reconhecer o estado geral da pessoa idosa, desde a capacidade cognitiva até o humor do paciente. Além disso, é necessário reconhecer as deficiências sensoriais, o contexto sociofamiliar da pessoa idosa e realizar testes de capacidade física e a avaliação antropométrica e as condições nutricionais.
Com carga horária de 16h, o contéudo está dividido em quatro unidades: avaliação Multidimensional da Saúde da Pessoa Idosa; avaliação psicossocial; avaliação funcional e segurança no domicílio.
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa: um instrumento de avaliação multidimensional
O curso busca qualificar os profissionais de saúde para usarem e preencherem corretamente a caderneta de saúde da pessoa idosa durante o atendimento no âmbito da Atenção Primária (APS).
Com carga de 30h, o curso está dividido em cinco unidades, que tratam do
reconhecimento da caderneta como importante instrumento de qualificação do cuidado à pessoa idosa; identificação dos idosos frágeis e vulneráveis no seu território; a capacidade funcional e vulnerabilidade a partir do VES-13. O curso também aborda a capacidade funcional e vulnerabilidade a partir do VES-13 e como a Caderneta pode ser usada como instrumento de qualificação do trabalho em equipe na saúde da população idosa.
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Condições clínicas e agravos à saúde frequentes na pessoa idosa
O curso aborda as condições de saúde e agravos mais frequentes na população idosa. Os conteúdos promovem a possibilidade identificação de riscos e problemas de saúde, além de preencher adequadamente a anamnese, realizarão exames físicos para identificar as peculiaridades, a evolução e consequências das enfermidades. Considerando a visão integral da pessoa idosa, poderão elaborar planos de cuidados terapêuticos para o paciente.
Com carga horária de 16h, o curso está dividido em quatro unidades: anamnese da pessoa idosa; exame físico da pessoa idosa; doenças e agravos mais frequentes da pessoa idosa e planos terapêuticos para a pessoa idosa.
Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.
Para conhecer outros cursos da UNA-SUS, acesse: https://www.unasus.gov.br/cursos.