Fiocruz lança conta no TikTok - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Matheus Cruz (Agência Fiocruz de Notícias)

(Imagem: reprodução/Solen Feyissa/Unsplash) 
Depois dos perfis no TwitterFacebook e Instagram, chegou a vez de a Fiocruz marcar presença na rede social do momento, o TikTok. A nova conta da instituição na plataforma vem se somar à estratégia de alcançar e ter contato com o público mais jovem e levar a ciência e tecnologia ao cotidiano da rede.

TikTok, que recentemente atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, é a rede social que mais cresce, apontado como o aplicativo mais baixado de 2020, superando até mesmo o Facebook. Hoje, diversas empresas e instituições já perceberam o potencial grande da rede para alcançar novos públicos.

No cenário da pandemia de Covid-19, o início das postagens da Fiocruz no aplicativo também se faz necessário para destacar as informações sobre vacinas e agregar conteúdo visando a diminuição de fake news.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz, Elisa Andries, a ideia da criação da conta da Fundação no aplicativo foi decidida pelas constantes menções espontâneas à Fiocruz e a possibilidade de compartilhamento de conteúdos sobre saúde pública e ciência e tecnologia para os públicos mais novos, presentes em grande número.

No Brasil, o TikTok já é uma das maiores redes sociais, com cerca de 7 milhões de usuários cadastrados, compartilhando e interagindo com os conteúdos da plataforma diariamente. O público mais jovem constitui cerca de 40% da plataforma, mas o aplicativo também está caindo no gosto de todas as idades.

O primeiro vídeo da Fiocruz no TikTok contou um pouco sobre a história do Castelo Mourisco e apresentou com grande estilo o grande símbolo da instituição e da ciência brasileira. O perfil que a Fundação convida todos a seguirem é o @oficialfiocruz.

A partir desta semana, a programação dos vídeos na plataforma será destinada também para a divulgação da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021), que este ano discutira a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, em uma série de atividades on-line entre os dias 4 e 8 de outubro.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).