Banco de Leite Humano lança campanha de doação de leite - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Mayra Malavé Malavé (IFF/Fiocruz)

(Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF/Arquivo)

O leite materno é o melhor alimento para os bebês porque contém nutrientes e anticorpos essenciais para o seu desenvolvimento, além de proteger de alergias e doenças durante a infância e na idade adulta. Por isso, a importância da alimentação exclusiva com leite humano até os seis meses, ainda mais no caso dos recém-nascidos prematuros internados em Unidades de Cuidados Intensivos que, por sua própria condição, não conseguem sugar direto do seio de suas mães.

Para os bebês prematuros, a alternativa é se alimentar com o leite materno doado, é por isso que o Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) iniciou a campanha O Melhor Presente, que visa aumentar seus estoques de doações para atender os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia (UTI) Neonatal, especialmente durante o período de festas e férias.

“O nosso objetivo é estimular as mulheres em fase de amamentação a fazerem doações de leite humano durante todo o ano, mas durante feriados prolongados e férias, o volume de leite materno coletado diminui, muitas vezes por conta das viagens que as doadoras realizam neste período de férias. Então, é necessário lembrar da importância das doações para a vida dos recém-nascidos prematuros ou com condições crónicas de saúde”, explica a coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.

O BLH da instituição está com um estoque baixo de leite em seus freezers, cerca de apenas 60 litros de leite pasteurizado. Conforme informado por Danielle Aparecida, para garantir com segurança a alimentação de bebês prematuros, ou que precisam ganhar peso, internados no IFF/Fiocruz, seriam necessários cerca de 250 litros de leite humano por mês.

“No ano passado, mesmo com a pandemia, alcançamos um volume de leite doado de até 350 litros no mês de setembro, enquanto neste ano coletamos apenas 210 litros de leite no mesmo mês. Por isso, gostaríamos de convidar mulheres que estejam amamentando seus filhos e produzindo um volume excedente, para doarem ao BLH, para que juntos possamos suprir a necessidade desses bebês prematuros”, incentiva Danielle Aparecida da Silva.

Continue lendo.


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).