Mesmo com o avanço da vacinação, a chegada da nova variante Ômicron apresenta um novo alerta sobre a importância de seguir os cuidados básicos contra a Covid-19, uma vez que a pandemia ainda não acabou. Pensando nisso, o Observatório Covid-19 Fiocruz lançou uma cartilha especial com um conjunto de orientações para passar as festas de final de ano de uma forma segura.
Essa é a segunda edição da cartilha, que foi pensada para pequenos encontros entre amigos e familiares, uma vez que evitar as aglomerações ainda é recomendado mesmo com um cenário mais otimista em consequência da vacinação. A orientação principal presente no material é a importância da imunização, que é reconhecida como a forma mais eficaz de proteção.
Entretanto, mesmo com as duas doses da vacina, os pesquisadores que elaboraram a cartilha ressaltam a importância dos cuidados que ainda são necessários. São eles: limite de número de pessoas em ambientes fechados, para que não haja aglomeração; disponibilizar álcool em gel para os convidados; proteger as crianças pequenas, que ainda não estão vacinadas; entre outros.
O instrumento traz uma lista de pessoas que devem evitar os encontros, como as que já podem se vacinar, mas ainda não estão imunizadas, as pessoas com sintomas relacionados à doença e as que mantiveram contato com alguém positivado. Os pesquisadores também fazem um alerta para as pessoas que devem condicionar sua participação nos encontros, fazendo uma avaliação dos riscos envolvidos.
Para os que vão viajar, as recomendações básicas são mantidas, porém é sugerido que seja realizado o teste para Covid-19 em dois ou três dias antes de viajar, além de não esquecer o certificado de vacinação e mais máscaras para que sejam feitas as trocas.
Todas as recomendações podem ser encontradas no documento em PDF, disponível aqui.
Com informações da Agência Fiocruz de Notícias (AFN).