Foi realizada na semana passada, no Rio de Janeiro, a primeira reunião formal do Conselho Consultivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags). O conselho se reuniu nos dias 7/3 e 8/3 a fim de definir o plano de trabalho para o triênio 2012-1015. Já no dia 9/3, aconteceu a Reunião das Redes e Grupos Técnicos com a Presidência Pro Tempore (PPT) da Unasul Saúde. O Isags funciona como um projeto da Unasul Saúde, porém financiado pelo governo brasileiro. A Fiotec executa cinco projetos de apoio técnico-administrativo ao Isags. As decisões tomadas no encontro com representantes dos 12 países da América do Sul servirão para levar à frente as atividades prioritárias do Plano Quinquenal do Conselho de Saúde.
Na abertura do encontro, quarta-feira (7/3), estiveram presentes o diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, o representante da Presidência Pro Tempore da Unasul Saúde, César Cabral Merelles e o Chefe de Gabinete da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Fausto Lopez Crozet. O diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho, participa da reunião como representante da Secretaria Executiva da Rede de Escolas de Escolas de Saúde Pública (Resp).
Na ocasião, os representantes da mesa colocaram o financiamento do Isags como uma das prioridades da nova Presidência Pro Tempore. Durante os dias de atividade, os integrantes do Isags vão discutir o regimento interno do Conselho Consultivo do Instituto, além de conhecer os avanços obtidos no primeiro semestre de seu funcionamento, que deve vir a ser o primeiro organismo internacional da área de saúde a ter sede permanente no Brasil.
O Conselho de Saúde da Unasul é formado pelos coordenadores das cinco Redes Estruturantes e dos cinco Grupos Técnicos (GTs). As redes são as dos Institutos Nacionais de Saúde (Rins), das Escolas de Saúde Pública (Resp), das Escolas Técnicas de Saúde (Rets), de Relações Internacionais de Saúde (Oris) e dos Institutos Nacionais de Câncer (Rinc). E os GTs são os seguintes: Vigilância e Resposta em Saúde, Desenvolvimento de Sistemas Universais, Promoção, Saúde e Determinantes Sociais, Acesso Universal a Medicamentos, e Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos.
O Isags
Inaugurado em 25 de julho de 2011, o Isags tem como principal objetivo promover o intercâmbio, a reflexão crítica, a gestão do conhecimento e a geração de inovações no campo da política e governança da saúde, colocando à disposição dos Ministérios da Saúde da América do Sul as melhores práticas e evidências para qualificar a administração no setor. A Unasul destina-se ao fortalecimento da democracia e à busca de soluções compartilhadas para os problemas dos países da região.
O Isags desempenhou papel fundamental na Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, evento promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e realizado no Rio de Janeiro entre os dias 19/10 e 21/10 do ano passado – evento organizado pela Fiotec -, a ponto de influenciar na inclusão, na Declaração do Rio, de tópicos considerados prioritários pelo Conselho de Saúde da Unasul. A Declaração é o documento que lista os compromissos assumidos por mais de 100 ministros de saúde de vários países do mundo que participaram do encontro, cuja organização contou com a ajuda da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Fonte: Ensp/Fiocruz (texto modificado)