Uma grande articulação envolvendo entidades de governo e movimentos sociais para a promoção de territórios sustentáveis e saudáveis no contexto de povos e comunidades tradicionais. Este é o balanço da Semana de Incidência Política promovida, em Brasília, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS).
Realizada entre os dias 14 e 18 de agosto, a missão reuniu também representantes da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), da Coordenação Nacional de Comunidades Negras e Rurais Quilombolas (Conaq) e da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), entidade que representa os povos Guarani no sul e sudeste do país.
Além do encontro com o presidente Lula, que destacou a importância da articulação entre saber científico e tradicional para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável, o grupo se reuniu com representantes dos Ministérios da Saúde, Cultura, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Justiça, Educação, Povos Originários e Igualdade Racial. Outras agendas incluíram, também, visitas à Secretaria Geral da Presidência, ao Ibama, à Funai, ao Congresso Nacional e à Secretaria Nacional de Defesa Civil.
“Foi um momento de celebração da diversidade cultural e também uma plataforma para discutir políticas públicas ancoradas em território, reforçando o compromisso do governo Lula com as pautas da saúde pública nos territórios. A aliança forjada nesse encontro carrega uma mensagem poderosa: a colaboração entre instituições de renome e o conhecimento ancestral é o caminho para um Brasil mais saudável e sustentável”, destacou Hermano Castro, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS).
A articulação foi celebrada também por movimentos sociais de representação de povos e comunidades tradicionais. “Somos defensores da vida, da mata, do mar e dos peixes, e cada um de nós precisa entender o porquê de estarmos aqui. Nesse sentido é que viemos, por meio dessa articulação coletiva, para que todo o povo que está nessa caminhada de luta possa se juntar e se beneficiar do resultado dessas ações”, completou Júlio Karay, Assessor Especial de Articulação Indígena do OTSS e integrante das coordenações do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e da Comissão Guarani Yvyrupá (CGY).
Entre os desdobramentos da missão, ficou definida a criação de um Grupo Interministerial de diálogo e integração com movimentos sociais que atuam na região da Bocaina para a prototipagem de políticas públicas territorializadas de promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável. O primeiro encontro deste grupo ocorrerá em outubro, no Rio de Janeiro, no contexto das Caravanas do Bem Viver promovidas por Fiocruz, FCT, OTSS, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias (AFN).