Desafios para a equidade global em vacinação é tema de seminário do Cris/Fiocruz - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde abordarão na próxima quarta-feira (18/10), às 10h, o tema Vacinas e vacinação - Desafios para a equidade global. E para falar sobre o assunto o webinário contará com a participação de Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O evento terá com transmissões em português, espanhol e inglês.

Organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), os seminários discutem a cada quinzena um tema especial. Jarbas Barbosa comentará os desafios no continente. Ele, que já esteve em outros seminários do Cris, desta vez fará uma participação gravada, porque estará deixando Berlim, onde esteve para a Cúpula Mundial da Saúde, em direção a Washington.  

Diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti abordará o trabalho para aumentar a cobertura vacinal no Brasil. Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), Marco Krieger contará as novidades em imunizantes. E a pesquisadora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Claudia Gallardi, discutirá as fake news em torno do tema. 

Coordenador do Cris, Paulo Buss explica que o evento tratará não só das lições aprendidas com a Covid-19, mas também das inovações neste campo. “A Covid-19 mostrou uma concentração das vacinas nos países ricos, enquanto pessoas em países em desenvolvimento não conseguiam se vacinar. Não só isso, o negacionismo em relação aos imunizantes na pandemia afetou outras vacinas também”, observa Buss, que destaca novas perspectivas. “Há toda uma revolução tecnológica no campo dos imunizantes. E o seminário busca trazer luzes sobre isso.”

A introdução e mediação serão de Margareth Dalcolmo. Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Dalcolmo é membro da Academia Nacional de Medicina e, desde fevereiro, embaixadora do movimento nacional pela vacinação pelo Ministério da Saúde. 

A transmissão será pelo Vídeo Saúde Fiocruz no Youtube, podendo ser acompanhado nos seguintes links:

- Em português

- Em espanhol

- Em inglês


Fonte: portal da Fiocruz.