Em 2024, Setembro Amarelo reforça importância de buscar ajuda - Fiotec

Fique por dentro

Por favor, selecione quais conteúdo deseja receber da Fiotec:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aqui.

 Setembro Amarelo 2024 site

“Se precisar, peça ajuda” é o tema da campanha Setembro Amarelo em 2024. A conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio é o objetivo da mobilização realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 2014. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, chat ou e-mail.

Em 2024, o Ministério da Previdência alerta para o fato de que os transtornos mentais estão entre as 10 causas que mais afastam as pessoas do trabalho. Os chamados transtornos ansiosos (CID F42) saíram do 10º lugar em 2021, respondendo por 49.481 afastamentos, para o 5º lugar em 2023, chegando a mais de 80 mil casos. Por sua vez, os episódios depressivos (CID F32) provocaram quase 68 mil licenças médicas apenas em 2023.

Profissionais diagnosticados com ansiedade ou depressão que necessitem ficar afastados do trabalho, podem solicitar auxílio-doença. O benefício é regulamentado pela Lei 8.213/91.

Além de alertar sobre os riscos, o Setembro Amarelo promove o bem-estar e incentiva a cultura organizacional que valoriza a saúde mental. A Fiotec desenvolve iniciativas de acolhimento e troca de experiências entre seus profissionais, além de oferecer atendimento em assistência social a seus trabalhadores. Em 2024, a instituição criou uma brigada formada por seus próprios colaboradores, com a missão de acolher colegas e instruí-los a procurar os canais do CVV quando necessário.


Com informações do portal Gov.br